A movimentação de carga conteinerizada nos portos da América Latina e do Caribe aumentaram 7,7% em 2018, ante 2019. O volume total de atividade em 2018 excedeu 53,2 milhões de TEUs. Bem como, 7,1% do movimento mundial, demonstrando um aumento ligeiro na variação do ano anterior (6,6%). Os dados são da Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe).
De acordo com o relatório anual emitido pelo órgão das Nações Unidas houve uma melhora geral. Segundo o antigo “ranking do Porto”, 66 portos e áreas portuárias melhoraram seus números em relação a 2017.
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Segundo os dados da amostra da Cepal, em 2018 a Costa Leste da América do Sul aumentou a atividade portuária em 12%. Enquanto isso, a Costa Oeste da América do Sul manteve progressão ascendente. A região cresceu 7% em 2018 em comparação com os 6% registrados entre 2016 e 2017. O Caribe marcou um crescimento de 12% no movimento total, enquanto a América Central (excluindo o México) atingiu 7%.
A área do México do Golfo cresceu 8% em relação ao 2017 e o México Pacífico, 11%. O Panamá, por sua vez, apresentou crescimento em sua costa caribenha em (11%) em relação ao movimento total do país, enquanto sua costa do Pacífico registrou uma queda de -16%.
Ranking mundial
A análise inclui o comportamento de uma amostra de 31 países e 118 portos e áreas portuárias da região. Os dez países com maior contribuição para o volume total de carga operada representaram 84,1% do movimento regional. Estes são o Brasil, México, Panamá, Colômbia, Chile, Peru, Argentina, Equador, República Dominicana e Jamaica.
Nos primeiros 10 países, o transbordo total representa quase 30% do total movimentado pelos 31 países e 118 portos e áreas portuárias consideradas.
A Cepal também inclui a movimentação de portos em todo o mundo em 2018. Liderada por Xangai (China), com 42,01 milhões de TEUs. Os dez maiores portos do mundo representaram 32,2% do volume global de 2018. Simultaneamente, os portos da América Latina e do Caribe representam 3,5%.
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