Com uma autonomia de 600 km e promessa de carregamento rápido, a Volvo divulgou que a partir de 2026 os pedidos do novo Volvo FH Elétrico Aero estarão abertos na Europa. Por enquanto os clientes podem assinar uma carta de intenção para comprar o novo caminhão, enquanto imagens do veículo são exibidas pela montadora.
Detalhes técnicos Volvo FH Elétrico
O novo caminhão elétrico pode ter um peso total de 48 toneladas e tem uma capacidade de carga útil próxima à de um caminhão a diesel convencional. A capacidade de carga útil é possível graças a um eixo de suporte extra (configuração de 6×2 eixos) que permite mais baterias a bordo e oferece benefícios em termos de distribuição de peso. A longa autonomia do novo caminhão da Volvo é possibilitada por sua nova tecnologia de transmissão, o chamado eixo eletrônico, que cria espaço para uma capacidade de bateria significativamente maior a bordo. O novo FH Aero Electric pode ter 8 baterias a bordo com capacidade de bateria instalada de 780 kWh.
“Este é um verdadeiro avanço no transporte de emissão zero. Agora, as empresas de transporte podem operar distâncias muito longas com caminhões elétricos sem comprometer a produtividade. O carregamento super-rápido e a alta capacidade de carga útil tornam esta solução muito competitiva“, disse Roger Alm, presidente da Volvo Trucks. “Os caminhões elétricos em operação de longa distância darão uma contribuição importante para reduzir o CO2 em nossa indústria, pois é aqui que você pode economizar mais por caminhão. Esta é uma notícia positiva para as empresas de transporte e para a sociedade.”
Eixo eletrônico Volvo

O executivo ainda completa que o eixo elétrico que está chegando ao mercado é apenas o primeiro tipo da família de eixos elétricos que estão desenvolvendo, já que a ideia é expandi-lo para diferentes tipos de veículos, potências e instalações. Além da oportunidade de fornecer ao mercado norte-americano.
“O eixo elétrico é um dos ingredientes principais para tornar o caminhão maior em alcance. Ele melhora a eficiência, garantindo menos perdas no sistema de transmissão, o que é uma coisa muito boa. Teremos mais espaço para baterias, o que também é bom. Outro aspecto fundamental, é claro, é ter uma boa tecnologia de bateria para ter caminhões elétricos de alto desempenho. É uma combinação dessas questões.” Finaliza Jan.
