Michelin Connected Fleet persegue meta de Zero acidente e Zero emissão

Presença de destaque no segmento de gestão de frotas. a Michelin Connected Fleet, antes Sascar, acaba de lançar soluções de inteligência em mobilidade

Por Pedro Bartholomeu

- janeiro 21, 2025

Presença de destaque no segmento de gestão de frotas. a Michelin Connected Fleet, antes Sascar, acaba de lançar soluções de inteligência em mobilidade com o intuito de oferecer informações ainda mais detalhadas sobre o desempenho dos veículos e otimização das operações.

Já na Fenatran 2024 a empresa apresentou seu portfólio que inclui solução para redução de acidentes, unificação de gestão e IA para decisões baseadas em dados através de experiências imersivas e assistente virtual.

“Queremos construir um legado onde o transporte siga na direção de ter Zero acidente, de buscar zero emissão e eficiência em seu potencial máximo. O futuro está no uso efetivo dos dados e a inteligência em mobilidade vai transformar todo o mercado através de soluções e análises que permitam uma maior capacidade de ação nas operações. Assim, impulsionamos a eficiência, a segurança e a sustentabilidade no ecossistema”, explica Lucas Mendes (foto), CEO da Michelin Connected Fleet Powered by Sascar.

Em tempo real

Com portfólio one stop shop, no último ano a empresa apoiou clientes na redução de mais de 880 mil toneladas de emissões de CO2, o equivalente a 6,3 milhões de árvores ou um auxílio no ganho de produtividade equivalente a mais de 26 mil caminhões a menos nas estradas a cada ano.

A aposta da marca é o uso de insights como o de Serviço (Insight as a service) que, de acordo com artigo da MIT Sloan Management Review, pode gerar um impacto de 48% no crescimento de receita e valor de mercado e 15% na margem líquida.

Combinando tecnologia no cockpit e inteligência avançada de dados, as novas soluções de Insight as a Service oferecem ao motorista ferramentas que facilitam a tomada de decisões em tempo real, proporcionando rotas mais seguras, otimização do tempo de viagem e uma experiência de condução mais eficiente e segura.

A base da solução Michelin Connected Fleet Powered by Sascar são os Smart Tablets, dispositivos que trazem para a cabine navegabilidade intuitiva e uma centralização completa de informações. Através desses tablets, os motoristas têm acesso a aplicativos selecionados para treinamento e checklists que auxiliam na produtividade e garantem o cumprimento das políticas operacionais.

Serviços Michelin Connected Fleet

A visão das Smart Câmeras permite que os clientes monitorem o ecossistema abaixo de sua cadeia logística, utilizando a IA para decisões baseadas em dados e promovendo uma gestão integrada para a prevenção de acidentes, a partir de diversos ferramentas digitais.

A Michelin Connected Fleet comemora a ampliação de parcerias com as montadoras. Agora, depois da Mercedes-Benz em 2021, os caminhões Scania contarão com as soluções da empresa. Os dispositivos podem impactar até 30 mil novos veículos/ano.

Estande da MIchelin Connect Fleet na Fenatran 2024; show de tecnologia

Compõem o portfólio os tablets satelitais para gerenciamento da frota e as Smart Câmeras. “Com as parcerias com montadoras, a Michelin Connected Fleet atua diretamente com a satisfação do cliente, que busca um produto completo, customizado e de qualidade”.

As Smart Cameras contam com inteligência artificial para prevenir acidentes através de vídeos, telemetria e alertas em tempo real para monitoramento comportamento de alto risco ao volante. Os dispositivos geram alertas visuais e sonoros na cabine e na plataforma, permitindo reação rápida do condutor, envio de mensagens de áudio para a cabine e feedback posterior com dados e evidências para que o gestor faça planos de ação e acompanhe a evolução.

Leque de opções

A ampla oferta de serviços oferecidos pela Michelin Connected Fleet inclui o App My Connected Fleet, que confere conveniência e agilidade no gerenciamento de informações da frota para decisões em tempo real. Já o Conexão IoT oferece múltiplos dispositivos que se comunicam entre si e são acionados de forma automática e inteligente em situações de risco. O Comunicação com Motorista, de outro lado, propicia mensagens de voz personalizadas em tempo real sem interferir na segurança da condução. Por fim, o Reconhecimento Facial garante a prática de direção segura, associando automaticamente os motoristas aos eventos gerados no trajeto.

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