Líder no segmento de caminhões semileves com quase 50% de participação, a Ram sentiu os efeitos da redução dos licenciamentos nesse mercado no ano passado. Depois de alcançar o pico de 4.850 unidades emplacadas dos modelos Ram 2.500 e Ram 3.500 em 2023, os volumes caíram para 3.614 veículos, evidenciando uma queda de 25,4% no comparativo do biênio, em um mercado que caiu 15,4%.
Victor Bohnenberger (foto),diretor de Marketing de produto da Ram, admite o recuo nas vendas, mas justifica com base em dois fatores. No âmbito macroeconômico, o executivo lembra que o agronegócio – principal consumidor de seus produtos – acusou uma leve desaceleração no ano passado, sem explicar os motivos.
Outra razão foi a grande venda de modelos Euro 5 (P7), que ainda estavam estocados nas concessionárias no início de 2023, principalmente do modelo Ram 3.500. “Quando iniciamos a comercialização dos veículos Euro 6 (P8) o mercado estava fortemente abastecido, o que resultou na queda dos volumes em 2024”, explica.
Mérito reconhecido
Mesmo assim, o diretor comemora a liderança no segmento pelo terceiro ano seguido, bem como o sucesso da Ram 2.500, cujas vendas superaram a do modelo 3.500. Os dois fatos foram reconhecidos com a conquista do Prêmio Lótus Campeão de Vendas 2025, outorgado por Frota&Cia.
Em relação a 2025, o diretor de Marketing mantém seu otimismo e considera que será um bom ano para marca. “A cada ano, a Ram se consolida cada vez mais no Brasil. E, por isso, estamos constantemente trazendo novidades. Para 2025, embora não posso revelar nesse momento, teremos novos lançamentos de produtos, além de séries especiais e diversas ações junto ao nosso público-alvo”, assegura Bohnenberger.