A Mercedes-Benz anunciou que planeja lançar três novos produtos esse ano, além de mais dois novos serviços, como parte da estratégia para garantir a liderança no mercado brasileiro de veículos comerciais. Em 2019, a montadora manteve o posto pelo quarto ano seguido, como resultado do licenciamento de 31,8 mil caminhões e outros 11,1 mil chassis de ônibus.
A empresa, obviamente, não precisou detalhes em relação às novidades que serão lançadas. Mas adiantou sua confiança no crescimento do mercado brasileiro de caminhões e ônibus, pelo terceiro ano seguido. No primeiro caso, a estimativa é de um avanço de 18%, o que representaria um total de 120 mil unidades comercializadas no mercado interno. Em relação ao mercado de ônibus a expectativa é de uma evolução de 10%, ou 23 mil unidades.
Mercado de construção
“Estamos apostando em uma retomada firme do setor de construção civil, a partir do segundo semestre do ano, bem como a manutenção dos pedidos do agronegócio, bebidas e comércio eletrônico”, comenta Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing de caminhões e ônibus da Mercedes-Benz (foto). Segundo o executivo, o mercado de caminhões pesados deve registrar um crescimento menor que os 48% acusados no ano passado, que pode ser compensado com o aumento projetado das vendas de leves e semipesados.
Na mesma ocasião, a Mercedes-Benz revelou que a nova geração do extrapesado Actros, apresentada na Fenatran 2019, já alcançou a marca de 500 unidades comercializadas, 150 das quais equipadas com a MirrocCam. O dispositivo, que substitui o espelho retrovisor externo, utiliza uma câmara que mostra para o motorista tudo o que acontece em volta do veículo, diretamente no painel do caminhão.