A família Atego ganhou mais dois parentes. A Mercedes-Benz anunciou a chegada dos modelos 1933 4×2 on-road (cavalo mecânico) e 3133 6×4 off-road (versões plataforma, basculante e betoneira). Agora a marca passa a oferecer 13 modelos desta linha ao mercado.
Segundo Jefferson Ferrarez, VP de Vendas da marca (foto), o novo veículo preserva os atributos do Axor, mas agregando mais robustez, tecnologia e um menor custo de manutenção. “Com o lançamento dos caminhões Atego 1933 e 3133, passamos a cobrir importantes segmentos que antes eram atendidos pelos veículos Axor, que fizeram história no País pela sua robustez e baixo custo operacional”, diz Jefferson Ferrarez.
Família completa
Com esses lançamentos, a Linha Atego passa a ser a maior família de modelos no portfólio da marca, que também conta com os caminhões Accelo (segmentos de leves e médios), Actros (extrapesados on-road e mix-road) e Arocs (extrapesados off-road). “Atualmente, a Linha Atego responde por cerca de 40% das vendas de caminhões Mercedes-Benz no Brasil”, afirma Jefferson Ferrarez. “Somente no segmento de semipesados, alcançamos 28% de participação de mercado com os caminhões Atego no primeiro semestre de 2024, com mais de 3.700 unidades emplacadas”.
No total são 13 modelos entre médios, semipesados e extrapesados, que permitem múltiplas opções de configuração de cabinas (Standard, Estendida, Leito Teto Alto e Leito Teto Baixo), tração (4×2, 6×2, 8×2, 6×4 e 8×4), entre-eixos e itens de desempenho, segurança e conforto. Dessa maneira, a linha atende às mais diversas necessidades dos clientes.
Atego 1933 para logística
O novo extrapesado Atego 1933 LS 4×2, cavalo mecânico com suspensão traseira pneumática, foi desenvolvido especialmente para o transporte de cargas fracionadas, volumosas e leves, substituindo o antigo Axor 1933. É indicado para operações de logística em portos, indústrias, centros de distribuição e milk run, assim como para curtas e médias distâncias rodoviárias, puxando semirreboques como baú carga seca ou frigorificado, sider, contêiners e vários outros.
Com CMT (Capacidade Máxima de Tração) de 45,1 toneladas, atendendo a pedidos dos operadores, o cavalo mecânico 1933 é indicado para uso com semirreboques de três eixos entre 41,5 e 43,5 toneladas de PBTC (Peso Bruto Total Combinado). Ele já nasce com a nova identidade visual dos modelos Atego rodoviários, que segue o padrão da Linha Actros.
“O Atego 1933 é equipado com o consagrado motor OM 926 LA BlueTec 6 de 321 cavalos e com a caixa de mudanças automatizada Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades”, diz Jefferson Ferrarez. “Este câmbio é 40% mais rápido e apresenta um comando de trocas de marchas e de embreagem otimizados, o que resulta em mudanças de velocidades mais rápidas e precisas e em menor consumo de combustível”.
O Atego 1933 também conta com suspensão traseira pneumática de série, com quatro bolsas de ar. Além disso, opções de tanques de diesel de 300 até 890 litros. Para este modelo, são três versões de cabina disponíveis: Estendida, Leito Teto Baixo e Leito Teto Alto, com cama e climatizador.
Em termos de tecnologias de segurança, o Atego 1933 se destaca por vários itens de série: Controle de Estabilidade (ESC), ABS, Controle de Tração (ASR/ATC), Assistente de Partida em Rampa (HSA), Distribuição Eletrônica de Frenagem (EBD), Luzes de Freio Piscantes em frenagens de emergência (ESS) e Top Brake.
Atego 3133 6×4 para construção
Alinhado à nova linha visual da Linha Atego e seguindo o padrão do Arocs, este novo Mercedes-Benz é oferecido aos clientes nas versões plataforma, basculante e betoneira. Ele foi desenvolvido para a construção civil, mineração, apoio no campo e outras aplicações.
“Ouvindo os pedidos dos clientes e também dos motoristas, esse caminhão chega ao mercado com o objetivo de substituir o antigo Axor 3131 e ampliar sua gama de modelos e aplicações, trazendo soluções para as severas aplicações fora de estrada”. ressalta Jefferson Ferrarez.
O motor OM 926 LA de seis cilindros oferece potência de 321 cavalos, com torque de 1.250 Nm. Este motor, o mesmo que equipava o Axor 3133, agora está compatível com a legislação Proconve P8 (Euro 6). Assim como no Atego 1933, a ele junta-se o câmbio automatizado Mercedes-Benz Powershift Advanced G211 de 12 velocidades.
O Atego 3133 6×4 off-road conta com eixo dianteiro de molas reforçadas e eixos traseiros com redução nos cubos. Vem equipado, de série, com bloqueio longitudinal e transversal, solução ideal para aplicação fora de estrada e que atua nos eixos traseiros e dianteiro.
O diferencial de mercado do Atego 3133 está no chassi. Com longarinas mais leves e resistentes, molas reforçadas e eixo com redução nos cubos, o veículo carrega o DNA de um extrapesado e se torna similar ao Arocs por sua robustez, item valorizado no antigo Axor. Isso significa que esse Atego é resistente e apto para atividades que exigem força, podendo atuar em aplicações fora de estrada, como caminhão basculante, tanque, guindaste, Romeu-e-Julieta, betoneira e também como veículo de apoio.
Opcionalmente, o Atego 3133 pode receber engate para reboque, além de itens como tomada de força no câmbio (versões plataforma e basculante) ou na parte traseira do motor (betoneira) e escape vertical, adequando-se às necessidades dos clientes. O modelo ainda oferece opções de tanque de diesel de 300 ou 600 litros.
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