A Mercedes-Benz comemora em 2015 os 20 anos de fabricação do comercial leve Sprinter. Desenvolvido para o transporte de passageiros e carga (dependendo da configuração), o utilitário teve a sua produção iniciada em 1995, em Düsseldorf, na Alemanha. Nas últimas duas décadas foram comercializadas mais de 2,8 milhões de unidades do Sprinter em 130 países.
O Sprinter marcou época ao estrear o segmento de “large vans”, oferecendo mais espaço interno e maior capacidade de carga. Com diversas versões e ampla capacidade de configuração, o modelo teve boa aceitação devido a sua versatilidade. Na Europa, o Sprinter foi o primeiro comercial leve a sair de fábrica com freios a disco nas quatro rodas e sistema ABS (anti-travamento).
No Brasil, o modelo foi lançado em 1997 e, em 2014, superou a marca de 113 mil unidades vendidas no mercado nacional. Os veículos comercializados no País são importados da Argentina.
A Família Sprinter é formada pelos modelos 311 CDI Street (Peso Bruto Total de 3,5 toneladas), 415 CDI (3,88 toneladas) e 515 CDI (5 toneladas). Somando todas as configurações, a gama Sprinter é composta por mais de 50 modelos. Todas as versões saem de fábrica equipadas com ar-condicionado, faróis de neblina, volante com ajuste de altura e profundidade, rádio CD/MP3/Bluetooth, travamento central de portas, airbag para o motorista, controle de estabilidade adaptativo, freios com ABS (anti-travamento), BAS e EBV (assistência e distribuição eletrônica de frenagem), além de controle de tração.
Linha Sprinter mantém a liderança em comerciais leves
A Mercedes-Benz foi líder em comerciais leves em fevereiro com 773 unidades emplacadas (na faixa de 3,5 a 5 toneladas de peso bruto total – PBT), alcançando 1.558 veículos vendidos em 2015. No primeiro bimestre, as vendas no mercado brasileiro atingiram 5.231 veículos. Desse volume, a linha Sprinter obteve a participação de 30%.
“A linha Sprinter tem uma grande aceitação no mercado por atender adequadamente as várias aplicações dos clientes que atuam no transporte de passageiros e produtos. Iniciamos o ano liderando as vendas no mês de janeiro, resultado que se repetiu no mês de fevereiro”, explica Carlos Garcia.