Mercedes-Benz avança nas exportações do chassis de ônibus O 500

Primeiras 100 unidades do chassi de ônibus rodoviário Novo O 500 "el más potente" Euro 6 foram encomendadas por clientes chilenos

Por Victor Fagarassi

- novembro 10, 2025

ônibus O 500

Em mais uma etapa significativa para a expansão das vendas externas dos chassis do ônibus rodoviário Novo O 500, conhecido como “el más potente” por suas versões de 450 e 480 cavalos, a Mercedes-Benz do Brasil começa a comercializar o modelo com motor que atende ao padrão Euro 6. Os primeiros 100 chassis já foram encomendados por clientes do Chile. As unidades iniciais já saíram da linha de montagem, e as restantes estão em fabricação na unidade de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo.

A operação de exportação é uma colaboração com a Daimler Latina, escritório regional da Daimler Buses, e o Grupo Kaufmann, que representa a marca no mercado chileno.

Além da motorização de alto desempenho, os chassis da família Novo O 500 oferecem maior capacidade de carga. Eles chegam ao mercado em duas versões: o Novo O 500 RS 2045 4×2 (com motor de 450 cavalos e uma tonelada a mais de capacidade nos eixos) e o Novo O 500 RSD 2548 6×2 (com motor de 480 cavalos e também uma tonelada adicional nos eixos).

Nessa área, os ônibus rodoviários O 500 são utilizados nos segmentos de turismo, transporte intermunicipal e fretamento, incluindo rotas de mineração com condições severas. Reconhecidos por sua robustez, durabilidade, eficiência, conforto e segurança, esses veículos são capazes de enfrentar os desafios mais extremos da Cordilheira dos Andes, como temperaturas negativas e altitudes que chegam a 5.000 metros.

“Lançado em julho de 2023, o sucesso do O 500 começou com vendas modestas para frotistas do Chile, Peru e Guatemala. A performance superior e a rentabilidade do veículo foram rapidamente reconhecidas pelos operadores. Como resultado, os volumes ultrapassaram as projeções iniciais em mais de 150%, com mais de 370 unidades exportadas no primeiro ano de atuação nessas regiões”, ressalta Jens Burger, diretor geral do Regional Center Daimler Latina.

Colaboração com a Kaufmann

Segundo Jens Burger, a aliança com o Grupo Kaufmann foi um elemento crucial para o bom desempenho do O 500 no Chile. “Nosso representante local, com sua vasta tradição e know-how no mercado chileno e latino-americano, agregou muito conhecimento sobre o produto, assim como sobre o perfil das empresas operadoras e a realidade local. Isso foi uma contribuição valiosa para nossas equipes de Engenharia, Vendas, Marketing e Pós-Venda no desenvolvimento e fabricação do O 500 para o mercado chileno”.

Exportações em alta

O êxito do O 500 ajuda a Mercedes-Benz do Brasil a consolidar sua posição como maior centro exportador de ônibus da Daimler Buses na América Latina. A empresa registrou um crescimento de aproximadamente 50% nas vendas externas acumuladas de janeiro a setembro de 2025 – um avanço de 2.963 para 4.440 unidades na comparação com igual intervalo de 2024.

“Este resultado evidencia a solidez industrial e a competitividade da operação brasileira, que continua atendendo com máxima qualidade mercados estratégicos em vários continentes”, declara Jens Burger.

A América Latina segue sendo o principal destino das exportações de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. De janeiro a setembro de 2025, o volume total de embarques para a região foi de 3.830 unidades, um crescimento superior a 46% frente ao mesmo período de 2024 (2.621 unidades).

Entre os países latino-americanos, Argentina, Chile e Peru se firmaram como os principais motores do crescimento das vendas da marca no exterior em 2025. A Argentina teve o avanço mais expressivo em porcentagem, de mais de 95%, praticamente dobrando o número de unidades enviadas (de 1.181 para 2.305).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *