No último dia 29, a MAHLE anunciou a ampliação de seu Centro de Engenharia de Filtros das Américas, situado no Polo Tecnológico de Jundiaí (SP). A unidade ganhou novos laboratórios e infraestrutura, reforçando sua atuação técnica e expandindo a oferta de serviços para atender mercados em todo o continente americano.
Com a modernização, o centro passou a contar com espaços dedicados à validação, bancadas de ensaio e setores focados no aprimoramento de sistemas de filtração e componentes motores. Essas melhorias permitirão agilizar projetos de desenvolvimento de produtos, consolidando a unidade de Jundiaí como um polo de inovação de alcance mundial.
De acordo com o Dr.-Ing. Roger Busch, Vice-Presidente Global de Vendas & Engenharia da MAHLE, “a expansão reflete a estratégia da empresa de se aproximar dos clientes e acelerar a oferta de tecnologias competitivas. Ao reforçar a estrutura em Jundiaí, integramos know-how regional com necessidades globais, fortalecendo nossa atuação em diferentes arquiteturas de propulsão”.
Sergio Pancini de Sá, Presidente da MAHLE América do Sul, destacou o papel estratégico da região: “A unidade sul-americana tem uma contribuição essencial no desenvolvimento de soluções para a mobilidade sustentável. O fortalecimento do Tech Center em Jundiaí amplia nossa capacidade de lançar produtos alinhados às exigências do mercado, aumentando nossa competitividade e relevância em escala global”.
Já Everton Lopes, Diretor de Pesquisa & Desenvolvimento da MAHLE América do Sul, ressaltou o ganho em capacidade técnica: “Os novos laboratórios potencializam nosso ciclo de desenvolvimento integral, da formulação de materiais à validação em condições reais. Isso nos confere maior independência para criar produtos com aplicação global”.
A ampliação deve fomentar colaborações com montadoras e fornecedores, com o reforço de equipes especializadas em P&D. A iniciativa está alinhada com outros investimentos recentes da MAHLE na região, voltados ao avanço de tecnologias sustentáveis, como biocombustíveis e veículos elétricos.
Centro de Engenharia das Américas
Inaugurado em 2023, o Centro de Engenharia das Américas para Filtros atua no desenvolvimento completo de componentes, incluindo sistemas de filtragem de ar, coletores de admissão, filtros de óleo e combustível, além de soluções para veículos elétricos e movidos a célula de combustível.
O Tech Center de Jundiaí é um dos principais complexos de desenvolvimento de motores da América do Sul e também sedia o Centro Global de Biomobilidade da MAHLE, focado na pesquisa contínua para redução de emissões de CO₂, no uso de biocombustíveis e na aplicação de biomateriais em escala mundial. Nos últimos anos, a unidade expandiu sua atuação, atendendo demandas globais e desenvolvendo tecnologias específicas para o mercado sul-americano.