Maestro anuncia modelo para compra de frotas de empresas que optarem por locação

Objetivo é estimular e facilitar o processo de terceirização de frota corporativas

Objetivo é estimular e facilitar o processo de terceirização de frota corporativas

A Maestro, uma das líderes do mercado de locação de frotas corporativas, decidiu implantar um modelo inédito no País visando incentivar a terceirização das frotas corporativas. A partir deste mês, a Maestro irá iniciar uma modalidade de contrato de longo prazo que incluirá a aquisição dos veículos das empresas que optarem por terceirizar suas frotas e locar seus carros junto à companhia.

O lançamento do novo modelo ocorre de forma simultânea à abertura da primeira loja de seminovos da Maestro,responsável pela venda dos veículos da frota que são substituídos.A empresa comercializa em média, a cada ano, em torno de 1.000 seminovos, número este que deve aumentar de acordo com a expansão de suas operações. A Maestro está investindo R$ 80 milhões para ampliar sua frota dos atuais 2,7 mil veículos para 4 mil veículos até o final deste ano.

“Sem similar no País, este modelo é uma boa alternativa para as companhias que querem terceirizar sua frota, mas têm dificuldade em fazer esta transição e administrar a venda dos veículos de forma eficiente”, destaca Fabio Lewkowicz, presidente da Maestro. Ele observa que, em média,os veículos próprios utilizados pelas empresas são comercializados com deságio de 40% em relação aos preços médios de mercado, o que representa uma perda de valor elevada. E, para viabilizar o novo modelo de negócio, o compromisso da Maestro é tentar comprar estes veículos por valores melhores.

“Ao contrário, terceirizar a frota no modelo oferecido pela Maestro, permite ao cliente se capitalizar no atual momento de retração econômica, obtendo crédito ao invés de perder valor na venda dos veículos, e sem ter que desembolsar valores mais altos para renovar a frota”, acrescenta Fabio Lewkowicz.

O lançamento do novo modelo tem sinergia com a operação da venda de seminovos e se tornou possível também devido à eficiência da área de operações e do departamento de seminovos. Fabio explica que, em geral, a frota da Maestro é renovada após o período de dois anos de uso dos veículos, mas, nesse modelo, o veículo adquirido da frota do cliente permanecerá em operação pelo tempo acordado, sendo depois trocado por um novo.

A loja de seminovos da Maestro comercializa de 20% a 30% dos carros que saem da frota, oferecendo os veículos que estão em bom estado de conservação, totalmente revisados. Os demais veículos são comercializados no mercado, junto ao atacado.

Em 2010, a empresa já havia dobrado o número de veículos de sua frota, hoje avaliada em mais de R$ 56 milhões. Cerca de 80% de seus carros são modelos populares, mas a Maestro conta com veículos de todos os tipos, incluindo blindados, utilitários, executivos e, desde julho, caminhões leves e motocicletas de baixa cilindrada. A companhia atende mais de 80 empresas em todo o Brasil.

Tendência à terceirização

A tendência à terceirização de frotas corporativas de automóveis tem se acentuado como alternativa das empresas para reduzir gastos, além de assegurar maior eficiência logística.Na área corporativa, o custo da terceirização de frotas inclusive diminuiu, principalmente em função da queda na taxa de juros, tornando a locação ainda mais acessível. “Muitas empresas estão percebendo que a boa gestão da logística influencia positivamente nos gastos, além de garantir maior eficiência à operação”, acrescenta Fabio Lewkowicz.

Os benefícios da terceirização incluem melhores negociações com prestadores de serviços (concessionárias e oficinas) para se obter custos menores de manutenção; acordos mais vantajosos com companhias de seguro devido ao alto volume contratado, bem como permite contar com equipes especializadas e que se dedicam exclusivamente à gestão da frota.

Divulgação

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!