Lorenzetti otimiza logística e reduz desperdícios em 30%

Empresa centenária amplia eficiência, acelera distribuição e fortalece presença global com práticas sustentáveis e inovação

Por Gustavo Queiroz

- julho 24, 2025

Chuveiro Lorenzetti

A Lorenzetti, fabricante de duchas, chuveiros e torneiras elétricas, tem investido em melhorias em sua operação logística. Com exportações para mais de 45 países, a empresa adotou a metodologia Lean Manufacturing para eliminar desperdícios, reduzir custos e agilizar processos, garantindo maior eficiência na distribuição e atendimento ao cliente.

As mudanças implementadas trouxeram impactos significativos, como o tempo de manutenção de equipamentos, que caiu de 43 para 17 dias úteis, e a expedição de pedidos aumentou em 100 mil caixas no mesmo período, sem ampliação do quadro de colaboradores. Além disso, as horas extras foram reduzidas em 30%, e houve uma queda expressiva no número de embalagens danificadas nos Centros de Distribuição.

Para alcançar esses resultados, a Lorenzetti aplicou técnicas como Kaizen (melhoria contínua), 5S, Gemba Walk (observação direta da operação) e Value Stream Mapping (mapeamento de fluxo de valor). A empresa também adotou práticas sustentáveis, como a digitalização de check-lists por meio de QR Codes, que eliminou o uso de papel e reduziu em 60% o tempo de manutenção. A manutenção preventiva das empilhadeiras, aliada à digitalização, dobrou a vida útil das baterias e diminuiu em 200% as ocorrências mensais de reparos.

Buscamos o aperfeiçoamento contínuo, com treinamentos e soluções que impactam diretamente na eficiência da armazenagem e expedição, fortalecendo a satisfação dos clientes e a qualidade reconhecida da Lorenzetti“, finaliza Alexandre Tambasco, diretor Comercial da Lorenzetti.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *