Levantamento da CNI indica medidas para melhoria do transporte público

    A partir dos dados da pesquisa que mostrou que um a cada três brasileiros perde mais de uma hora por dia nos deslocamentos rotineiros, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) enumerou uma série de medidas que podem ajudar na melhoria do transporte público no país. Esse mesmo levantamento apontou que 36% dos passageiros consideram esse tipo de serviço ruim ou péssimo.

    Veja abaixo alguns os itens da lista:

    1 – Resolver os problemas de capilaridade e frequência
    Dos entrevistados, 47% dizem que é o principal entrave para que o transporte público atraia mais usuários. Para 24% das pessoas, o problema seria resolvido com a ampliação das linhas de cobertura. Outros 20% apontam que são necessárias mais linhas além das já existentes, e para 3%, deveriam ser construídos corredores de ônibus.

    2. Reduzir o preço da passagem
    De cada dez brasileiros, um reclama dos custos do transporte público. E 28% apontam a redução dos preços como fator essencial para aumentar o uso.

    3. Promover mais segurança
    Quando questionados sobre o motivo de não utilizarem mais os transportes públicos, 21% dizem que a falta de segurança é uma das razões.

    4. Oferecer mais conforto
    É o que defendem 21% das pessoas. Ainda, 8% das pessoas dizem que os veículos são lotados, sujos, velhos, cheiram mal e fazem muito barulho.

    5. Melhorar a qualidade de forma geral
    Para 17% das pessoas é uma necessidade. Está diminuindo a quantidade de pessoas que classificam o transporte público como bom ou ótimo. Em 2011, eram 39%. Agora são 24%.

    6. Garantir a pontualidade
    É o que pedem 15% dos entrevistados. A pesquisa aponta que 24% dos brasileiros reclamam de lentidão e atrasos frequentes.

    7. Reduzir o tempo de viagem 
    O pleito é apontado por 14% das pessoas. Os brasileiros que andam de ônibus são os que passam mais tempo em seus deslocamentos diários. Dos que utilizam o meio de transporte público, 50% gastam uma hora ou mais em seus principais deslocamentos diários, seja para o trabalho ou para a escola. Os que utilizam carro próprio gastam menos – 24% passam de uma hora por dia.

    Fonte: Agência CNI de Notícias e Extra RJ

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!