No início do mês, a Kia apresentou oficialmente o PV5, seu primeiro veículo dedicado da estratégia de negócios Platform Beyond Vehicle (PBV), projetado para redefinir a mobilidade urbana com um conceito modular e centrado no cliente. Desenvolvido sobre a nova plataforma elétrica E-GMP.S, o modelo se destaca pelo Sistema de Carroceria Flexível, que permite até 16 variantes a partir de módulos padronizados, incluindo configurações para Passageiros, Carga e Teto Alto, adaptando-se a diversas necessidades, desde transporte de passageiros até veículos para camping ou escritórios móveis.
Na ficha técnica, o PV5 Passageiro oferece opções de bateria NCM de 51,5 kWh ou 71,2 kWh, com autonomia de até 412 km (WLTP) e capacidade de recarga rápida de 10% a 80% em 30 minutos. O modelo Carga conta ainda com uma bateria LFP de 43,3 kWh, com autonomia de até 416 km. Ambos compartilham motor de 120 kW e 250 Nm de torque. Dimensões compactas (4.695 mm de comprimento, 1.895 mm de largura e 1.923 mm de altura) e entre-eixos de 2.995 mm garantem agilidade em ambientes urbanos.
O interior é otimizado com cluster de 7,5 polegadas e tela central de 12,9 polegadas, suportando um ecossistema de software baseado em Android Automotive OS para gerenciamento de frotas e integração de aplicativos.
A produção em massa do PV5 já começou na fábrica da Kia em Hwaseong, Coreia do Sul, com lançamento inicial no mercado local e na Europa, expandindo para outros mercados globais em 2026. A Kia planeja vender 250.000 unidades de PBVs globalmente até 2030, com os lançamentos subsequentes do PV7 em 2027 e do PV9 em 2029, consolidando sua estratégia de mobilidade sustentável e escalável.
