Kia atualiza estratégia global de eletrificação da mobilidade

Kia terá nova geração de veículos elétricos e acelerará a transição da empresa como uma provedora de soluções de mobilidade sustentável

Song:
Song: "A Kia promoverá uma nova geração de veículos elétricos e acelerará a transição da empresa como uma provedora de soluções de mobilidade sustentável”. | Divulgação

A Kia Corporation divulgou uma atualização sobre as estratégias futuras e metas financeiras da marca no evento “CEO Investor Day 2024” em Seul, capital da Coreia do Sul. A marca planeja produzir veículos elétricos e com motor de combustão interna (ICE) em 13 fábricas pelo mundo, incluindo sete na Coreia do Sul e seis no exterior. Além disso, duas fábricas dedicadas a veículos elétricos serão operadas na Coreia do Sul.

Ao responder de forma eficaz às mudanças no mercado de mobilidade e implementar com eficiência estratégias de médio a longo prazo, estamos fortalecendo o nosso compromisso de marca com o bem-estar dos clientes, das comunidades, da sociedade global e do meio ambiente“, destaca Ho Sung Song, presidente e CEO da Kia.

Boa parte dos mercados emergentes deverão ser abastecidos pela produção dos modelos da marca em suas fábricas chinesas, que devem contribuir com 250.000 unidades em 2027. Considerando todas as suas indústrias pelo mundo, em 2030, a Kia pretende comercializar 4,3 milhões de veículos, sendo 1,6 milhão de elétricos. Em 2027, a previsão de vendas voltadas para a eletromobilidade é de 1,15 milhão de unidades.

A Kia eletrificará todo o seu portfólio de veículos em seus principais mercados de atuação e, nos países emergentes, sua estratégia passa pela diferenciação da marca por meio de “experiências aprimoradas de alta qualidade do cliente”, bem como pela diversificação das bases de fabricação.

O portfólio de veículos elétricos da Kia crescerá para 15 modelos até 2027. Do total, dois modelos atenderão ao conceito de PBVs (Purpose Built Vehicles/veículos especificamente construídos), que possuem alto grau de customização.

A Kia planeja atualização de sua tecnologia de baterias por meio do aumento da densidade de energia, além da oferta de alcance das baterias de níquel-cobalto-manganês (NCM). A marca também fornecerá várias opções de baterias, incluindo baterias de fosfato de ferro de lítio (LFP).

Em termos de infraestrutura de carregamento, a marca planeja construir mais de 5.400 estações da marca (E-pit) até 2030, na Coreia do Sul, sendo que 482 unidades já estão instaladas. A Kia também pretende utilizar mais de 30.000 estações de carregamento na América do Norte até 2030, como parte da joint venture IONNA. Na Europa, a empresa construirá mais de 17.000 estações de carregamento por meio de sua parceria com a IONITY.

Direcionamento de produto

O desenvolvimento dos veículos Kia contemplará quatro direções: conectividade, direção autônoma, desempenho e design.

A Kia planeja expandir gradualmente novos serviços com conectividade, como OTA, Feature on Demand (FoD) e pagamento no carro para mercados emergentes. Investimentos serão feitos no aprimoramento de suas tecnologias de conectividade baseadas na rede 5G, como sistemas OTA avançados e condução com eficiência de combustível usando inteligência artificial (IA).

Para a segurança de seus modelos, a coreana expandirá o uso da tecnologia ‘over-the-air’ (OTA) para 18, bem como aumentará a taxa de instalação de sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) para mais de 63% dos modelos até 2026.

Outro foco de desenvolvimento será na expansão de veículos definidos por software (SDVs), com o desenvolvimento de uma plataforma integrada que pode maximizar a sinergia entre hardware e software do sistema e a combinação de computadores veiculares de alto desempenho com conectividade de alta velocidade e as mais recentes tecnologias de inteligência artificial para melhorar a conveniência e a segurança.

Seu planejamento inclui, ainda, uma nova geração do sistema de assistência à condução em rodovia (HDA), bem como a expansão do escopo do sistema para a direção autônoma nas cidades até 2026 por meio do desenvolvimento contínuo de sensores de precisão de alta resolução e software de direção autônoma. Este objetivo é sustentado por um sistema de produção flexível, soluções PBV dedicadas para clientes e sinergias com os futuros negócios do Hyundai Motor Group, incluindo direção autônoma, robótica e mobilidade aérea avançada (AAM).

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