A Kenworth, montadora estadunidense do Grupo Paccar, anunciou a expansão de sua linha de veículos de emissão zero com a introdução dos primeiros caminhões convencionais de médio porte movidos a bateria, incluindo os modelos T280E, T380E e T480E. Esta nova gama de veículos elétricos a bateria (BEV) das classes 6 a 8 representa uma extensão estratégica do compromisso da empresa em fornecer soluções versáteis e de emissão zero para frotas, projetadas para diversas atividades, tais como serviços essenciais, distribuição regional e aplicações vocacionais. Os novos modelos já estão disponíveis para encomenda através da rede de concessionárias da marca nos Estados Unidos e Canadá, com o início da produção programado para o ano de 2026.
A base tecnológica dos novos BEVs de médio porte da Kenworth é a plataforma ePowertrain totalmente integrada da Paccar. Este sistema oferece múltiplas configurações de motores elétricos, com potências que variam de 170 kW (230 hp contínuos, com pico de 335 hp) até 350 kW (470 hp contínuos, com pico de 605 hp), associados a torques máximos de 1.100 ou 1.850 lb.-ft (equivalentes a 1.491,40 Nm ou 2.508,26 Nm).
O sistema de armazenamento de energia oferece duas opções principais de configuração de baterias. A primeira opção, com 250 kWh de capacidade, proporciona uma autonomia de até 200 milhas (aproximadamente 320 quilômetros). A segunda opção, com 375 kWh, eleva a autonomia máxima para 280 milhas (cerca de 450 quilômetros). O tempo de recarga pode chegar a uma hora, dependendo da configuração da bateria e do tipo de carregador utilizado. Todos os modelos são equipados com capacidade de carregamento rápido em corrente contínua (DC), com taxas de pico de até 350 kW, suportadas pelo portfólio completo de soluções de carregamento da Paccar Parts.
A linha é composta por três modelos principais que cobrem diferentes faixas de capacidade. O Kenworth T280E, classificado como Classe 6 com Peso Bruto Total do Veículo (GVWR) de 26.000 lbs, é uma configuração não-CDL nos EUA. Disponível como eMotor de até 270 kW e torque de 1.100 lb.-ft., oferece até 200 milhas de autonomia (370 km), posicionando-o para em rotas urbanas.
O modelo T380E, enquadrado nas Classes 7 e 8 com Peso Bruto Combinado da Configuração (GCWR) entre 33.000 e 50.000 lbs, está disponível como caminhão rígido ou trator. O eMotor de até 350 kW e torque máximo de 1.850 lb.-ft entrega autonomia de até 280 milhas (518 km).
Por fim, o T480E, um caminhão Classe 8 com GCWR entre 66.000 e 82.000 lbs, também disponível como caminhão ou trator, recebe o eMotor mais potente de 350 kW e 1.850 lb.-ft. de torque. Com autonomia de até 200 milhas, sua versatilidade é direcionada para aplicações de mais pesadas, mas em ambientes como portos.
Na cabine, incorporam tecnologias focadas no motorista, como o Kenworth SmartWheel e um Display Digital de 15 polegadas. Recursos como suportes RAM e interruptores de PTO pré-instalados estão disponíveis. Esteticamente, os novos BEVs são distinguidos por grafias em azul e logos específicos da Kenworth, aplicados tanto no exterior quanto no interior, simbolizando a tecnologia de emissão zero avançada que equipa os veículos.
