A John Deere apresentou ao mercado nacional as pás-carregadeiras Versão P, composta pelos modelos 524 P, 544 P, 624 P, 644 P e 724 P, que atendem às aplicações de construção e mineração, bem como também pode ser empregada no agro.
“A nova versão P torna as pás-carregadeiras mais eficientes com maior agilidade e melhor retenção da carga transportada. Para o operador, o habitáculo ficou mais ergonômico. Dependendo da aplicação, a máquina pode operar 24h”, destaca Thomas Spana, gerente de Marketing na John Deere.
Essas máquinas passam a contar com assento ergonômico e coluna de direção ajustável, itens que são considerados como diferenciais neste segmento. A balança opcional de fábrica permite que os operadores monitorem a carga em tempo real. Os dados coletados podem ser registrados no John Deere Operations Center, o que facilita o gerenciamento das atividades.
Caçambas
Todavia, seu principal destaque é o novo desenho das caçambas, que proporcionam melhor retenção de materiais transportados, além das luzes LED, que garantem maior visibilidade em condições de baixa iluminação e economia de energia.
De acordo com o especialista de Produtos na John Deere, Tony Belizario, a transmissão PowerShift possui manutenção facilitada. “O próprio operador da pás-carregadeira pode ser treinado para, de forma simples, recalibrar os parâmetros da caixa de câmbio por meio do painel da máquina. Essa possibilidade evita gastos extras de manutenção e aumenta a disponibilidade do equipamento, já que ele não precisa ficar parado para receber a visita de um técnico externo para este serviço”, explica.
O modelo recebe o sistema de refrigeração em formato de caixa QuadCoolTM, que melhora a circulação de ar por meio de maior espaçamento entre rariador, filtros e ventilador, aumentando o desempenho térmico e facilitando a manutenção dos radiadores.
Segundo a montadora, o modelo 524 P é voltado para construção, terraplanagem e agricultura, sobretudo no mercado nacional. A 644 P, por sua vez, é mais demandada nos mercados do Peru e no México para os segmentos de construção e suporte à mineração. No Paraguai e na Argentina, o 644 P é bastante utilizado na agricultura e na construção.
A nova linha P já está sendo comercializada no Brasil e também abastecerá todo o mercado latino-americano até o início de 2025.
LEIA MAIS: SETCEPAR divulga cursos voltados ao transporte de cargas em dezembro