Às vésperas da abertura da Fenatran 2022, a Iveco decidiu antecipar a principal novidade que irá apresentar na feira, além do portfólio de produtos da marca atualizados para versão Euro 6. Em um mega evento realizado na capital mineira a montadora apresentou o Iveco S-WAY, um caminhão para aplicações extrapesadas carregado de inovações tecnológicas.
“A chegada do Iveco S-WAY será de grande relevância para a nossa operação, com um produto desenvolvido sob medida para as particularidades do país e da região. Estamos iniciando uma nova era nos pesados. Sem dúvida, o caminhão é a escolha mais inteligente para a operação do transporte rodoviário e traz todas as tecnologias de última geração para o segmento”, afirma Marcio Querichelli, presidente da IVECO para a América Latina.

18 funções
Em adição, o diretor de Desenvolvimento de Produto da empresa, Ricardo Coelho, conta que a transmissão ZF Traxon de 12 velocidades do Iveco S-WAY conta agora com 18 novas funções de calibração para o modo de condução. Entre elas a EcoRoll, que assume a condição Neutro para permitir maior rolagem do veículo; a PreVision que escolhe a marcha mais eficiente em função da topografia do veículo fornecida pelo GPS e a Rocking Mode, um auxiliar de partidas em condições severas.
“A perfeita calibração do motor e a transmissão resultou em uma redução de consumo de combustível de até 15%, em comparação com a geração anterior de pesados da marca, o que representa um grande avanço no TCO do cliente”, garante o executivo.

A segurança do veículo também não ficou atrás e incorpora um conjunto de tecnologias que inclui o Leitor de faixa, que avisa em caso de mudança inadvertida (LDWS); Controle de cruzeiro automático adaptativo (ACC);: Sistema de freio emergencial autônomo (AEBS); assistente de partida em rampa Hill Holder, além de Controle de tração e estabilidade (ATC, ASR e ESC), para citar os principais.
No campo da conectividade, o Iveco S-WAY passa a contar com o auxílio da plataforma Iveco ON, um serviço que objetiva maximizar a produtividade e disponibilidade do veículo em longo prazo. É o caso da assistência remota que permite o monitoramento do caminho diretamente do Control Room localizado na sede da montadora. A ferramenta possibilita ao operador monitorar diversos indicadores de performance, desde o consumo de combustível, estilo de condução, rotas percorridas e muito mais. E ainda dispor de relatórios gerenciais para ajudar na administração mais eficiente da frota.
Ecossistema de serviços
“Estamos desenvolvendo soluções que integrem parceiros logísticos em uma única plataforma, fazendo com o veículo esteja conectado nesse ecossistema de serviços. O objetivo é auxiliar os clientes a extrair o máximo do veículo a cada quilômetro percorrido por meio da conectividade. Com o histórico dos dados, é possível entender a aplicação do cliente e fornecer serviços mais adequados para a sua realidade”, explica Carlos Tavares, diretor de Serviços ao Cliente da IVECO para a América Latina.
Por fim, no que toca a manutenção, a Iveco está lançando pacotes de soluções integradas, que oferecem uma ampla cobertura para o veículo. Desde planos de manutenção completo e flexível, consultoria técnica e administrativa até serviços de transporte, hospedagem e alimentação em caso de parada do veiculo.
“O Iveco S-WAY traz um DNA próprio totalmente focado nas principais necessidades dos clientes e na severidade das missões do transporte de cargas. O caminhão é um marco para a Iveco e para o mercado, e temos certeza que é a melhor opção para o frotista e autônomo que buscam tecnologia de ponta e rentabilidade na operação” ressalta Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da Iveco.

