Inteligência Artificial está sendo usado em operações ferroviárias pela Rumo

Desenvolvida pela própria rumo, a inteligência artificial RuTi Maquinista vem auxiliando maquinistas diariamente

Por Victor Fagarassi

- setembro 4, 2025

Inteligência Artificial operações ferroviárias

A Rumo, umas das principais concessionárias de ferrovias do Brasil, lançou a RuTi Maquinista: um agente digital para operações ferroviárias que utiliza tecnologias de Inteligência Artificial, incluindo Linguagem Natural.

Desenvolvida pelo Núcleo de Excelência em Tecnologia e Automação (NEXT) da empresa, a solução já está sendo usada por mais de 1.700 maquinistas. A ferramenta reduz o uso de papel, facilita o acesso a protocolos do dia a dia e busca gerar mais segurança, eficiência e qualidade de vida.

A tecnologia combina conhecimento prático com inovações do mercado, atendendo à necessidade de acesso rápido e confiável a informações operacionais. A Ruti não substitui o maquinista: é uma ferramenta de apoio à decisão, mantendo o humano como elemento central para a segurança. Com a assistente instalada nos celulares corporativos, os maquinistas acessam manuais, boletins e protocolos de forma prática e com acesso controlado. As consultas só são feitas com o trem parado, seguindo os protocolos operacionais.

Boa adesão e resultados positivos

Lançada em julho, a Ruti Maquinista já está em pleno funcionamento e teve alta adesão: em duas semanas, cerca de 40% dos maquinistas da Rumo já utilizavam a assistente. O treinamento foi realizado com coordenadores e líderes de operação, que atuaram como multiplicadores. Isso mostra a eficácia da solução e a participação das equipes.

Com a Ruti, os maquinistas têm acesso rápido a instruções para a operação ferroviária. Em segundos, é possível consultar desde o teste de freio até procedimentos em terminais como Itirapina. A ferramenta também orienta sobre condução em trechos inclinados, como a Serra de Santos, e em situações críticas.

O gerente do NEXT, Gabriel Zanon, explica que o uso da assistente ainda não é obrigatório, mas os resultados iniciais são positivos. “A adoção de inteligência artificial envolve mudança de cultura, e esse processo está sendo feito de forma gradual. Mesmo assim, a adesão foi expressiva logo no início, porque a Ruti facilita o trabalho e valoriza o tempo dos colaboradores”, afirma.

A IA também oferece suporte técnico sobre temas complexos, como o uso do sistema Locotrol, licenciamento permissivo e operação com locomotivas avariadas. Todos os documentos estão em PDF e são atualizados em tempo real, garantindo que os maquinistas tenham sempre a versão mais recente.

Ronaldo da Mota Pereira, líder de operação, conta que a tecnologia mudou a rotina dos profissionais. “A ferramenta é fácil de usar. É um processo inovador que tem ajudado no dia a dia. Além de facilitar o acesso às informações, a Ruti também reduz o uso de papel. Antes, precisávamos carregar uma mochila com manuais. Agora, tudo está na palma da mão, de forma mais prática e eficiente.”

Marco Andriola, diretor de Tecnologia da Rumo, destaca a importância da ferramenta e afirma que, com a Ruti, a empresa avança em direção à ferrovia do futuro. “É uma solução que une tecnologia à escuta ativa das equipes, resolvendo um problema real da operação com uma abordagem segura, controlada e sustentável.”

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *