Inovações marcam os 30 anos da linha Volksbus

Fabricante comemora as vendas de mais de 500 chassis Euro VI em 2023, enquanto amplia o portfólio da marca e mostra o primeiro protótipo de ônibus 100% elétrico desenvolvido no país

A Volkswagen Caminhões e Ônibus aproveitou a celebração dos 30 anos da linha Volksbus para apresentar o mais novo integrante da famíia – o Volksbus 8.180/R -, disponível nas versões rural, urbano, fretamento e escolar.  A novidade chega para reforçar o portfólio da marca que já conta com outros sete modelos, que possibilitam mais de 50 variações, todos já ajustados à norma de emissões Proconve P-8, equivalente ao Euro VI.

O lançamento vem equipado com câmbio manual de seis velocidades e o motor ISF 3,8L, de quatro cilindros, que entrega 180 cv de potência e até 5% de economia de combustível em relação à versão anterior.  O novo Volksbus 8.180R pode receber carrocerias de até 8 metros e transportar até 25 passageiros.

Paralelo a esse fato, a montadora também comemora as vendas de mais de 500 chassis Euro VI, cujas entregas estão previstas para os próximos meses. Bem como a marca de mais de 175 mil chassis produzidos no pais de 1993, boa parte exportada para mais de 30 países.

Em evento preparado especialmente para a Imprensa especializada, realizado na data de hoje (23) na fábrica de Resende (RJ), a montadora revelou que o modelo Volksbus 22.280 ODDS, de 15 metros, será lançado no segundo semestre de 2023. E mostrou em primeira mão, para surpresa geral, o protótipo do primeiro ônibus 100% elétrico da marca – o e-Volksbus, na versão Padron (foto). Sem data prevista de lançamento, o protótipo mostra a disposição da VWCO de competir com força no mercado de ônibus elétrico, na tentativa de barrar o avanço das marcas chinesas que começam a aportar no pais.

Melhorias na linha

Os novos Volksbus Euro VI agregam inúmeras inovações tecnológicas, que vão além da motorização ajustada aos novos padrões de emissões. Todas as versões passam a contar com suspensão pneumática de série. Junto com um pacote de tecnologias de segurança ativa, que incluem o assistente de partida em rampa (HSA), o controle de estabilidade (ESC), controle de tração adaptativo (ATC) e o sistema antitravamento das rodas, entre outros aparatos. A alavanca de câmbio, por sua vez, foi reposicionada no painel para tornar a direção mais fácil e ergonômica, além de reduzir em até 30% o esforço nas manobras.

As versões topo de linha, para aplicações rodoviárias, que incluem os modelos 18.320 SL (piso baixo) e 18.320 SH (piso baixo), equipadas com motor D08 de seis cilindros e 320cv de potência, contam agora com transmissão automática de seis e oito velocidades, que oferecem melhor performance e menor consumo de combustível.

“A nova linha Volksbus vai muito além do Euro VI”, ressalta José Ricardo Alouche, vice-presidente de Vendas, Marketing e Serviços, da Volkswagen Caminhões e Ônibus. “Agregamos mais valor ao produto, mais serviços e mais tecnologia, com foco no conforto do motorista, na segurança do passageiro e na rentabilidade do proprietário do veículo. São produtos, enfim, sob medida, que nos conectam ao futuro”.

Mercado em ascenção

O início da comercialização e entrega dos modelos Euro VI coincide com o bom momento do transporte rodoviário de passageiros, depois da crise que se abateu sobre o setor durante a pandemia. Em 2022, os licenciamentos de chassi alcançaram a marca de 17.300 unidades, bem acima dos 14 mil e 13 mil veículos emplacadas no biênio 2020/2021, pela ordem.

“Tudo indica que 2023 será um ano bem promissor para o setor. Além das compras represadas na pandemia, o segmento deve contar com fortes aportes federais, sem contar a retomada do turismo rodoviário, a tendência de queda dos juros e a nova licitação do Programa Caminho da Escola, para a compra de 11.400 veículos”, explica Ricardo Alouche.

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