Índice ABCR tem queda de 6,7% em janeiro

Resultado reflete piora nos níveis de contágio da pandemia, mas saldo anual ainda é positivo

O índice ABCR referente a julho de 2022 apresentou avanço de 3,3% no comparativo com junho, considerando os dados dessazonalizados.

O Índice ABCR referente a janeiro de 2022 apresentou queda de 6,7% no comparativo com dezembro. O fluxo pedagiado de veículos leves apresentou queda de 9,6% e o de pesados, por sua vez, demonstrou variação de -1,4%.

O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR juntamente com a Tendências Consultoria Integrada.

Ainda mais, fique por dentro das notícias através das nossas redes sociais: Instagram e Twitter 

Comparado ao mesmo período de 2021, o índice caiu 0,1%. O fluxo pedagiado de veículos leves registrou queda de 0,4% e o fluxo de pesados demonstrou alta de 0,5%. Entretanto, nos últimos doze meses, o índice total acumula avanço de 9,4%, fruto do aumento de 7,3% dos veículos pesados e de 10,1% dos veículos leves.

“Os resultados de janeiro sinalizam uma perda de dinamismo do fluxo de veículos nas praças pedagiadas, cujo ritmo de queda foi desproporcionalmente mais intenso entre os veículos leves comparado aos pesados. O resultado do fluxo de leves indica os impactos negativos propiciados pelo aumento expressivo de novos casos da Covid-19 em conjunto com o avanço da Influenza H3N2, além de restrições financeiras às famílias que desestimulam o lazer e turismo.”, afirma Andressa Guerrero, analista da Tendências Consultoria. “Já o fluxo de veículos pesados apresentou ligeira queda, indicando uma maior resiliência do trânsito de pesados. Ainda assim, o atual contexto é de restrições ao tráfego de caminhões, o que está associado tanto à tendência de queda da produção industrial, como também pela elevação dos preços de combustíveis.”, conclui.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!