Índice ABCR recuou 1,1% em abril

Mesmo com a queda, o número teve aumento com relação ao ano passado, além do avanço nos últimos 12 meses

ABCR

O Índice ABCR referente a abril de 2023 recuou 1,1% no comparativo com março, considerando os dados dessazonalizados. O índice que mede o fluxo pedagiado de veículos nas estradas é construído pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias juntamente com a Tendências Consultoria.

Mantida a comparação mensal dessazonalizada, o índice de fluxo pedagiado de veículos leves ficou praticamente estável, enquanto o de veículos pesados caiu 2,5%. Comparado ao mesmo período de 2022, o índice total aumentou 3,8%, determinado pela alta de 5,6% de leves, apesar da queda de 1,9% de pesados.

Nos últimos meses, o índice total acumula avanço de 4,9%, fruto do aumento de 6,1% de veículos leves e de 1,4% de pesados.

“O resultado de pesados representa uma devolução do expressivo aumento do mês anterior, o que está associado com fatores de calendário. Do ponto de vista macroeconômico, a oscilação dos últimos resultados representa uma tendência de menor dinamismo, desempenho associado ao baixo dinamismo da produção industrial, que capta a diminuição da demanda interna por bens de consumo e encarecimento de insumos produtivos. Por outro lado, a demanda de fretes para escoamento da produção agropecuária representa um suporte para o fluxo de pesados. Cabe monitorar a dinâmica nos próximos meses, quando haverá mudanças de safras da produção agrícola”, comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Cardoso.

Leia também: Atividade econômica em fevereiro impulsiona emprego no transporte em março

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!