Índice ABCR de tráfego nas rodovias aumenta em novembro

Nos últimos doze meses, índice acumula aumento de 2,5%

O Índice ABCR referente a novembro de 2024 cresceu 0,7% na comparação dessazonalizada com outubro. Mantida a comparação dessazonalizada, o resultado vem do crescimento de 1,3% de veículos leves mais do que compensando a queda de 2,8% de veículos pesados.

Comparado ao mesmo período do ano passado, o índice total avançou 3,4%, devido ao crescimento de 4,4% de leves e, em menor intensidade, 0,4% de pesados. Já nos últimos 12 meses, o índice total acumula crescimento de 2,5%, fruto do aumento de 1,6% de veículos leves e 5,3% de pesados.

Os dados mostraram crescimento no fluxo total de veículos em novembro, considerando a série ajustada para efeitos sazonais. Esse resultado representa uma inversão da dinâmica observada no mês anterior, uma vez que o avanço foi impulsionado pelo desempenho dos veículos leves, em contraste com o fraco desempenho dos veículos pesados. O fluxo de veículos leves cresceu após três meses consecutivos de estagnação. Considerando um horizonte temporal desde o início deste ano, o indicador mostra certa acomodação na segunda metade de 2024“, comentam os analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves.

São Paulo e Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o fluxo total subiu 1,6% comparado a outubro na série dessazonalizada. O resultado decorreu do crescimento de 2,9% de leves e queda de 0,9% de pesados. Já em São Paulo, o fluxo pedagiado total de veículos aumentou 0,6% em novembro na comparação dessazonalizada. Mantida a comparação livre de efeitos sazonais, o segmento de leves cresceu 1,5% e pesados caiu 3,2%.

LEIA MAIS:

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!