IBGE estima safra recorde de soja

O volume de fretes do agronegócio aumentou 37,4% no terceiro trimestre, em comparação com os mesmos meses do ano passado.

De acordo com estimativa do IBGE, a produção de safra deve bater recorde no Brasil em 2020. Sendo assim, o commoditie deve representar metade do volume de toda produção nacional de grãos para o ano.

Segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado hoje (11) a previsão é que a safra brasileira deverá ser a maior da série histórica do instituto. Dessa forma chegando a 246,7 milhões de toneladas, 2,2% acima do resultado de 2019.

A estimativa é de recorde também na produção de soja, com alta de 8,7% em relação a 2019, totalizando 123,3 milhões de toneladas. Além disso, devemos ter altas na safra de algodão, com aumento de 1,6%, chegando a 7 milhões de toneladas.

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

A soja, o milho e o arroz são os três principais produtos, que, somados, representaram 93,2% da estimativa da produção e responderam por 87,2% da área a ser colhida. Em relação ao ano anterior, houve acréscimos de 1,3% na área do milho, de 2,4% na área da soja e declínio de 2,5% na área de arroz.

De acordo com o gerente de Agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, os preços terminaram bem 2019. “Os preços dessas commodities tiveram um incremento nos últimos meses de 2019. Portanto, estavam bons tanto no mercado interno quanto no externo, o que torna atraente o cultivo desses grãos. A soja, por sua vez, deve atingir metade de toda a produção nacional e o milho, que na primeira safra já teve um aumento de 2,1% em relação ao mês anterior e de 3,9% na comparação com o ano anterior, deve ter nova alta na produção para a segunda safra. Assim, chegando até 3,4% superior ao mês anterior”.

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!