A Honeywell e a Repsol anunciaram uma colaboração prevendo a produção de biocombustíveis e materiais reciclados, assim como iniciarão estudos sobre como integrar esses processos às operações atuais da petroquímica espanhola. O objetivo é expandir e comercializar as tecnologias desenvolvidas pela Honeywell, que empregam uma variedade de resíduos como gorduras, óleos, graxas, biomassa e materiais sólidos para a produção de químicos e combustíveis renováveis nas refinarias da Repsol.
Entre os biocombustíveis que serão desenvolvidos, os maiores destaque são o combustível sustentável para aviação (SAF, na sigla em inglês) e o diesel verde, utilizando a infraestrutura de refinaria já existente. “Buscamos colaborações para fornecer soluções inovadoras que ajudem nossos clientes e partes interessadas a reduzir emissões de carbono e gases de efeito estufa por meio da produção de biocombustíveis”, confirma, Bryan Glover, Chief Growth Officer e CTO da Honeywell Energy and Sustainability Solutions.
A companhia espanhola também está analisando a implantação da Tecnologia de Processo UpCycle da Honeywell para converter plásticos descartados em insumos recicláveis para a criação de novos produtos utilizando este material. A expectativa é de elevar para quase 90% a taxa de reciclagem de plásticos, o que significaria um avanço substancial na transformação de resíduos plásticos em novos materiais poliméricos.