Harsco Environmental anuncia investimento em planta de asfalto sustentável em Minas Gerais

A Harsco Environmental anuncia investimento em planta de asfalto sustentável após acordo com o Governo de MG ade R$ 100 milhões.

Por Victor Fagarassi

- maio 29, 2025

Asfalto

A Harsco Environmental anuncia investimento em asfalto sustentável após assinar protocolo de intenções com o Governo de Minas Gerais de R$ 100 milhões. O produto, que chega ao Brasil, é feito com 95% de agregados siderúrgicos reciclados e reduz em até 40% as emissões de carbono em comparação ao asfalto convencional.

A construção da planta está prevista para julho de 2026, com operação iniciando em dezembro de 2027. A unidade terá capacidade anual de 100 mil toneladas e gerará 20 empregos diretos inicialmente.

O anúncio foi feito em maio, durante visita de uma comitiva mineira à sede da Harsco na Filadélfia (EUA). A decisão surgiu após articulações iniciadas em abril, quando representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG) e da Invest Minas conheceram a tecnologia da SteelPhalt em Sheffield (Inglaterra).

Wender Alvez da Harsco Environmental anuncia investimento em planta de asfalto sustentável Para Wender Alves, CEO da Harsco na América Latina (foto), a parceria com Minas Gerais é um passo decisivo para um futuro sustentável na infraestrutura nacional. “Com o SteelPhalt, pavimentaremos caminhos mais limpos e eficientes, alinhados à economia verde que Minas lidera”, destacou.

Hoje já produzimos no Brasil a neobrita, que é um substituto da brita para uso na construção civil, feito com escórias da siderurgia. Nosso plano é incorporar a neobrita na produção do asfalto. A matriz da produção é 95% reciclada e oferece uma redução de 40% nas emissões de carbono equivalente, em comparação ao asfalto convencional“, complementa Alves

A secretária Mila Corrêa da Costa (Sede-MG) ressaltou que o acordo reforça o estado como destino para negócios sustentáveis. Já João Paulo Braga, diretor da Invest Minas, destacou a política estadual para atrair investimentos inovadores e de baixo impacto ambiental.

Asfalto sustentável no Brasil

Também chamado de bioasfalto, ou asfalto verde, o produto é feito a partir da pirólise de resíduos de madeira ou borracha (além de outros tipos de biomassas), onde são aquecidos em um ambiente sem oxigênio. Além do asfalto, também é possível usar o resultado para fabricar combustíveis e outros produtos químicos. Além de ser ecologicamente correto, a lista de seus benefícios também tem a durabilidade estendida, um maior conforto e a redução de manutenção.

Harsco Environmental em Minas

A Harsco já opera quatro fábricas no estado (Ipatinga, Timóteo, Ouro Branco e Jeceaba), sendo Minas a primeira base da empresa na América Latina há mais de 50 anos. Nessas unidades, a empresa transforma escória siderúrgica em produtos como o AgroSilício (fertilizante 100% reciclado) e a Neobrita (brita ecológica).

Desde 2025, a empresa doa anualmente 10 mil toneladas de AgroSilício e 30 mil toneladas de Neobrita para agricultura familiar e infraestrutura rural. Além disso, o DER-MG utiliza a Neobrita em projetos de pavimentação desde 2023. Com 14 unidades produtivas no Brasil, a empresa é capaz de processar 2,75 milhões de toneladas por ano de resíduos siderúrgicos (escória) e, com isso, produz anualmente.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *