Durante as audiências públicas para discutir o futuro das estradas que ligam Rio e São Paulo, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) fez a proposta de aumentar o número de pedágios nas vias. Seriam mais dois pedágios na Dutra e quatro na Rio-Santos. Além disso, a entidade também cogitou a concessão das rodovias BR-116 e BR-101 para mais de uma empresa. O atual contrato de concessão, assinado com a CCR Nova Dutra, vence em março do ano que vem.
A proposta apresentada pela ANTT prevê que o novo modelo de concessão abranja 598,5 km das duas rodovias. Uma terceira audiência pública está marcada para esta sexta-feira (17) em São Paulo. As duas primeiras ocorreram em Brasília e no Rio de Janeiro.
O próximo contrato de concessão terá validade de 30 anos. Os investimentos previstos são de 32,47 bilhões. Parte desses recursos serão aplicados na duplicação de 233,1 km e na construção de 337,2 km adicionais.
Além disso, são previstos ainda a instalação de 70 radares fixos, com sistema de leitura automática de placa. Entre os benefícios, devem ser implementados 955 postes para transmissão de sinal de wi-fi ao longo das rodovias.
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Novos pedágios na Dutra e na Rio-Santos
De acordo com a proposta da ANTT, serão instalados mais dois pedágios na Dutra. O primeiro, na divisa dos Estados de São Paulo e Rio, terá tarifa de R$ 14,20. O outro será em Barra Mansa (RJ) e a tarifa será de R$ 7,70.
A BR-101 ganhará quatro praças de pedágio. Três serão no Rio de Janeiro, nos municípios de Itaguaí, Angra dos Reis e Paraty. Uma delas será construída em Ubatuba (SP). Em todas a tarifa deverá ser de R$ 5,90 (pista dupla).
Outra novidade prevista no edital é o desconto para usuários frequentes. Por meio desse sistema, os motoristas que utilizarem a via frequentemente pagarão valores mais baixos de pedágio.
Os porcentuais de descontos não foram revelados. Esse benefício será oferecido exclusivamente aos usuários de sistemas eletrônicos de pagamento de pedágio.