Governo faz aporte de quase R$ 10 milhões na Antaq

A prioridade é investir os recursos em iniciativas de incentivo à navegação em hidrovias

SONY DSC

O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, anunciou na última terça-feira (16) um aporte de R$ 9,4 milhões que o Governo Federal fará à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), um acréscimo de 17% ao orçamento da autarquia.

De acordo com França, parte do valor deverá ser investido no fomento à navegação nas hidrovias brasileiras.

“É uma prioridade do novo Governo Federal. Essa iniciativa está diretamente ligada ao desenvolvimento, buscando aproximar os produtores dos grandes centros comerciais, com mecanismos que tornem o transporte hidroviário mais atrativo, a partir de melhorias estruturais”, afirmou.

Eduardo Nery, diretor-geral da Antaq, exemplificou as vantagens em investir nas redes de navegação de pessoas e mercadorias nos rios navegáveis, rotas ainda pouco exploradas. “Um único comboio de transporte aquaviário equivale a mais de 250 vagões ou a mais de 500 carretas; se transporta mais, de forma mais barata”, explicou Nery.

Mesmo recebendo pouca atenção por parte do governo em 2022, as hidrovias foram responsáveis por transportar mais de 116 milhões de toneladas de carga, o que representa cerca de 10% de todo o transporte aquaviário ocorrido no período. “Transportar cargas por hidrovias custa 25% menos do que por rodovia, por exemplo. Além de ser um modal que causa um impacto ambiental muito menor”, ressaltou o ministro Márcio França.

LEIA MAIS: ANTT publica alteração no regulamento do transporte de produtos perigosos

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!