A General Motors (GM) e a Hyundai Motor Company anunciaram nesta sexta-feira (8) os primeiros cinco veículos frutos de sua parceria estratégica, com destaque para o desenvolvimento de duas picapes, sendo uma compacta e uma média, destinadas aos mercados da América Central e do Sul. Além delas, as montadoras também vão codesenvolver um SUV e um carro de passeio compactos, além de uma van comercial elétrica para os EUA.
Os novos modelos, com lançamento previsto para 2028, terão arquitetura flexível, podendo ser equipados com motores a combustão ou sistemas híbridos. A expectativa é que, quando a produção atingir sua capacidade total, as vendas anuais ultrapassem 800 mil unidades.
A GM assumirá a liderança no projeto da picape média, enquanto a Hyundai ficará responsável pelos modelos compactos e pela van elétrica. Apesar de compartilharem plataformas, os veículos terão designs internos e externos exclusivos, mantendo a identidade de cada marca.
Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM, destacou que a parceria permitirá oferecer mais opções aos consumidores com maior agilidade e custos reduzidos. “Esses primeiros veículos demonstram como vamos alavancar nossas forças complementares e a escala combinada das duas empresas“, afirmou.
José Muñoz, CEO da Hyundai, reforçou que a colaboração estratégica trará produtos com design marcante, alta qualidade e tecnologia avançada. “Nossa escala combinada permitirá atender com mais eficiência às demandas dos consumidores“, disse.
Além do desenvolvimento conjunto de veículos, as empresas planejam iniciativas de compras compartilhadas na região, incluindo materiais, logística e até mesmo o uso de aço com baixa emissão de carbono. A parceria, firmada em setembro de 2024, também abre portas para futuras colaborações em sistemas de propulsão, incluindo tecnologias elétricas e a hidrogênio. Os projetos estão sujeitos a aprovações regulatórias nos respectivos mercados.