Com 42 anos de atuação no mercado, a Ghelere Transportes é original de Medianeira – PR e com matriz atualmente em Cascavel – PR, atua nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Atualmente conta com 200 veículos rodando, mas já anunciou a compra de mais 65 DAFs para 2023.
Aliás, a empresa comemorou bastante o ano de 2022. Isso porque eles ultrapassaram o objetivo de faturamento e EBITDA.
Eduardo Ghelere, diretor executivo da empresa, conversou com exclusividade com a redação da Frota&Cia e comentou sobre o atual momento e revelou alguns programas internos da empresa.
Eduardo começou trabalhando com seu tio na Possoli Caminhões Ltda, onde teve o seu primeiro registro. Ele também cursou administração com ênfase em Logistaica pela FAG (Fundação Assis Gurgacz). Então trabalhou como representante de uma empresa de telemetria em 2007, e, em 2008, entrou na transportadora. Em 2016 cursou Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral (FDC).
Frota&Cia: Como foi o ano de 2022 para a empresa?
Eduardo Ghelere: O ano foi positivo. De acordo com o nosso planejamento, nós atingimos as metas previstas. A de faturamento, por exemplo, era de R$230 milhões e nós chegamos a R$234 milhões. A de EBITDA, que era 25%, também foi batida.
Frota&Cia: Pensando em 2023, quais as expectativas?
Eduardo Ghelere: Crescimento. Em 2023, vamos seguir com o plano de crescimento com previsão de 30% de faturamento acima do ano anterior, com o mesmo EBITDA. Já começamos o ano fechando a compra de 56 conjuntos novos (veículos DAF Euro6) que serão entregues nos próximos dias.
Frota&Cia: Depois da pandemia a empresa gerou algumas mecânicas para os colaboradores de treinamento, gamificação e mídia social interna. Comenta pra gente sobre?
Eduardo Ghelere: Nós temos um aplicativo da empresa, no qual tem uma timeline e as pessoas postam fotos do que esta acontecendo, de quem esta fazendo aniversário de empresa, é uma rede social simples, mas apenas com conteúdos da galera da empresa.
Quanto ao programa de treinamento, inovamos ao colocar o Carga On Line, que antes tinha outro nome quando iniciamos, é um sistema completo, com trilhas de aprendizado, em cada “sala” tem o conteúdo de acordo com o setor, com vídeos curtos, perguntas no final pra confirmar o entendimento, o nosso engajamento é muito alto (toda vez que é aberta uma nova trilha, mais de 80% já acessa espontaneamente quando recebe o push do celular) porque o conteúdo é muito bom.
O programa de gamificação é feito para incentivar as boas práticas para os motoristas que têm boa conduta, e ganham pontos quando atingem a meta de média ou recebem elogios de clientes. E perdem pontos quando ganham uma multa. No final, os pontos são trocados por prêmios (e ele posta na rede social interna). Há prêmios para as mulheres deles também.

Frota&Cia: Qual o tamanho da equipe da Ghelere Transportes atualmente?
Eduardo Ghelere: Nós estamos com quase 500 colaboradores, em vários estados. No primeiro ano de participação do GPTW (Great Place to Work) nós ficamos entre as 50 melhores empresas para se trabalhar no Paraná, e no segundo ano também.
Frota&Cia: Existe um treinamento específico de segurança para os motoristas, caso precisem lidar com algum tipo de abordagem criminosa?
Eduardo Ghelere: Nós atuamos mais no interior dos estados, ficamos longe dos grandes centros como São Paulo e Rio, não trabalhamos com este tema em específico, mas, temos o planejamento de incluí-lo no departamento de segurança.
Frota&Cia: Os motoristas têm algum outro tipo de acompanhamento?
Eduardo Ghelere: Existe o nosso programa de escolinha. O objetivo do programa é promover motoristas que têm carteira E sem experiência (que vieram da C ou D) e colocá-los no mercado de trabalho. Nós pegamos exclusivamente motoristas que não têm experiência e colocamos em um treinamento muito bem estruturado, após isso, eles têm 30 dias de estrada juntamente com nossos Master Drivers (que é outro programa, onde estes são os motoristas top da empresa).
Frota&Cia: Falando sobre ESG, como a empresa trabalha isso nos negócios? Quais são as práticas executadas?
Eduardo Ghelere: Usamos apenas diesel aditivado nas bases, compramos pneus ecoeficientes, temos defletor, telemetria, além de placa solar nos veículos para aumentar a vida útil da bateria. Também contamos com carretas com sensor nos pneus de pressão e temperatura, entre outras práticas
Frota&Cia: Como está a questão da renovação de frotas para a empresa?
Eduardo Ghelere: Os preços ficaram muito altos e os juros também. Podemos ter uma recessão em breve, e esse é o pior combo que poderia existir. Nós compramos um grande lote de veículos todos os anos, e este ano não foi diferente porque precisamos de frota para realizar transporte e o negócio continua. Porém, a situação é difícil e o planejamento tem que ser bem realizado.
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