Ao completar seu sexto ano de realização, o Prêmio Campeão de Revenda, idealizado por Frota&Cia, revelou boas surpresas na edição 2025. Pela primeira vez, nada menos que nove fabricantes de caminhões e utilitários conquistaram a cobiçada certificação. Em reconhecimento ao fato de alguns de seus produtos terem alcançado a menor depreciação de preços no mercado de seminovos, no período de dois anos.
Para chegar a esse resultado, o estudo que deu origem à certificação avaliou as variações de preços de exatos 94 modelos de veículos comerciais fabricados no país. A partir das informações públicas da Tabela Fipe, principal indicador de preços do mercado de veículos novos e usados no Brasil.
“O Prêmio Campeão de Revenda, de Frota&Cia, vem ganhando reconhecimento a cada nova edição, por conta da metodologia transparente baseada nos preços informados da Tabela Fipe, disponíveis na internet. Esse rigor na apuração dos dados faz desse indicador uma importante ferramenta de consulta para administradores de frotas de veículos comerciais, ao colaborar para o cálculo do TCO (Total Cost of Ownership, ou Custo Total de Propriedade, em tradução livre) de um caminhão ou utilitário”, explica José Augusto Ferraz, diretor de Frota&Cia e idealizador da certificação.
Destaques em caminhões
Em 2025, a Mercedes-Benz foi destaque no segmento de caminhões da premiação, ao conquistar três certificações de Campeão de Revenda. Primeiro com o Accelo 817 na categoria Caminhão Leve e depois com o Atego 1726 (Caminhão Semipesado 4×2. Além do Actros 2653 que, pela primeira vez, leva o mais cobiçado troféu dessa honraria, conferido ao Caminhão Pesado acima de 500 cavalos de potência.
A Volkswagen Caminhões e Ônibus, por sua vez, foi reconhecida em duas categorias, a de Caminhão Médio e Caminhão Semipesado 6×4, como resultado do bom desempenho do Delivery 11.180 e do Constellation 31.320, pela ordem. O mesmo aconteceu com a Volvo, onde dois representantes da família VM fizeram dobradinho no primeiro lugar do pódio de Campeão de Revenda 2025. O VM 290 8x4R se consagrou na categoria Caminhão Semipesado 8×2/8×4, enquanto o VM 360 8x2R foi destaque como Caminhão Pesado até 400 cv de potência.
A Scania não ficou atrás e, pelo quinto ano seguido, manteve o domínio nos pesados com motorização entre 400cv e 500cv de potência. Dessa vez com o R 460 A6x2, o primeiro representante da marca na versão Euro 6 que ocupa esse posto, que já foi do R450 A6x2 e do R500 A6x4. A Iveco, de outro lado, também foi reconhecida na premiação, graças ao bom desempenho do Tector 24-320 na categoria Caminhão Semipesado 6×2.
Campeões em Utilitários
Já no segmento de veículos utilitários, a Master Furgão e a Master Minibus, ambas fabricadas pela Renault, confirmaram o título de mais valorizados no mercado brasileiro nessas duas categorias. Da mesma forma, a Mercedes-Benz Cars&Vans, também pela quinta vez, reafirmou a fama da Sprinter Truck 417 como Campeão de Revenda.
Além desses, outros dois veículos foram destaques no Prêmio Campeão de Revenda 2025, de Frota&Cia. Depois de três anos de ausência, o Bongo K2500, fabricado pela Kia, volta a ocupar o posto que já foi do rival HR, na categoria Camioneta de Carga. E a Partner, da Peugeot, destrona seu principal concorrente – o Fiat FIorino – no segmento de Furgonetas de Carga.
O estudo completo, que traz os preços comparados dos 72 caminhões e 22 utilitários que concorreram ao Prêmio Campeão de Revenda 2025, de Frota&Cia, os leitores poderão conferir na edição de agosto da publicação, que estará disponível a partir do dia 20 desse mês em nosso portal.
Confira, a seguir, as marcas e modelos de caminhões e utilitários reconhecidos com o Prêmio Campeão de Revenda 2025 e a variação de preços em dois anos.