Junto com a expansão, é necessário continuar atento para possíveis melhorias. É assim que a Infra S.A., empresa estatal que desenvolveu estudos para viabilizar o Free Flow, enxerga os próximos passos. Por isso, a empresa abriu um edital de chamamento para receber propostas para simplificar as formas de cobrança e de pagamento do Free Flow.
A ideia é aumentar a acessibilidade e facilidade de uso do sistema para os motoristas. O edital está disponível na página do Espaço Conecta, hub de inovação da estatal ligada ao Ministérios dos Transportes.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) também atua para aprimorar os aspectos tecnológicos, regulatórios e de operação. As propostas recebidas serão compartilhadas com a agência.
O diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos, diz que as propostas serão analisadas pela equipe técnica da estatal e incorporadas nos próximos projetos de concessão. “O Free Flow é uma das principais inovações da nova política de concessões. Aprimorar esse modelo é fundamental para elevar o nível de qualidade das nossas rodovias e iniciar uma nova era no sistema de cobrança de pedágios no Brasil.”
O uso do sistema em rodovias federais começou em março do ano passado, na concessão da Rio-Santos, operada pela CCR (CCRO3).
LEIA MAIS: Seis novos pedágios free flow chegam ao Rio Grande do Sul