Foton começa construção de fábrica no Brasil

Planta gaúcha produzirá caminhões a partir de 2016

Planta gaúcha produzirá caminhões a partir de 2016

Em terreno terraplanado de 1,5 milhão de metros quadrados, na cidade de Guaíba, vizinha da capital Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, a Foton Aumark começou a construir na quinta-feira, 24, a primeira fábrica dos caminhões do Grupo Beiqi Foton Motors fora da China.

Em cerimônia que reuniu o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e o vice-presidente da Foton Motors, Jiang Jian, o presidente da Foton Aumark do Brasil, Luiz Carlos Mendonça de Barros, prometeu produzir até 21 mil veículos por ano na unidade a partir do primeiro semestre de 2016 e com qualidade superior aos caminhões que têm sido feitos atualmente na China.

Em 2010, a empresa Foton Aumark foi criada para representar a empresa chinesa no Brasil. O grupo asiático não irá colocar dinheiro no País, mas trará a expertise de sua engenharia de produto e de manufatura para a operação. O investimento, de R$ 320 milhões, como salientou Mendonça de Barros, é brasileiro.Serão injetados inicialmente R$ 250 milhões para a construçãoda fábrica, sendo 50% de recursos próprios e 50% financiados pelo BNDES. O terreno foi cedido pelo Rio Grande do Sul para a empresa. E mais R$ 70 milhões serão destinados às operações de logística, distribuição de peças e desenvolvimento de rede de concessionárias, que deverão totalizar 90 lojas até 2016.

A expectativa da Foton Aumark é montar inicialmente, com 150 empregados diretos e 900 indiretos, em um turno de trabalho, caminhões de 3,5, 6,5, 8,5 e 10 toneladas, com preços mais baixos do que os praticados pela concorrência, mas com itens a mais de série (ar-condicionado, freios ABS, cd player, vidros e travas elétricas, acelerador automático), e já com 65% de nacionalização para atender a linha de financiamento BNDES/Finame. Para tanto, os modelos terão motor Cummins e transmissão ZF feitos aqui. Outros itens do chassis também serão nacionais, de parceiros como a Eaton e Dana. A cabine virá pronta da China por causa do alto custo de investimento para a produção local.

Em uma segunda etapa, o plano é fazer, com o dobro de funcionários, em uma linha adicional, caminhões médios e semipesados de 13, 15 e 17 toneladas. “Os chineses já estão estudando a homologação destes produtos”, comentou o presidente. “É evidente que não vamos produzir 21 mil caminhões logo nos primeiros anos, uma vez que a Foton tem um plano consistente de crescimento em participação de mercado no Brasil, em cada segmento em que atuar. A nossa estratégia será começar com caminhões menores, para só depois de consolidada a marca no Brasil entrarmos no segmento dos pesados”, completou.

FONTE: AUTOMOTIVE BUSINESS

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