A Ford apresentou a nova Maverick Hybrid 2025, que chega ao mercado brasileiro significativamente mais moderna, completa e, pela primeira vez, disponível com tração integral AWD (All-Wheel Drive).
Visualmente, a Maverick Hybrid adota a nova linguagem de design da família, caracterizada por faróis de LED em formato C, grade dianteira com detalhes cromados e fechamento ativo para melhor aerodinâmica, e para-choque dianteiro redesenhado. A versão ganha rodas exclusivas de 19 polegadas e capota marítima de série. A paleta de cores é ampliada com as novas tonalidades Vermelho Vermont, Verde Fuji, Azul Indianápolis e Branco Space.
No interior, a cabine passa por uma reestruturação focada em tecnologia e conforto. O painel de instrumentos é agora digital, de 8 polegadas, enquanto o sistema de infotenimento é centralizado em uma tela sensível ao toque de 13,2 polegadas com o sistema SYNC 4, navegação embarcada e conectividade sem fio para Apple CarPlay e Android Auto. O ambiente é complementado por um sistema de áudio premium B&O, teto solar elétrico e bancos com acabamento em combinação de cores claras (azul e bege), com o nome “Maverick” estampado. Soluções de armazenamento inteligente foram aprimoradas, incluindo um compartimento de 56 litros sob o banco traseiro.
A maior evolução reside em seu trem de força. O sistema híbrido recebe um motor elétrico de tração significativamente mais potente, com 140 kW de potência e 320 Nm de torque instantâneo – um incremento de 35% em relação ao modelo anterior. Este motor trabalha em conjunto com um motor a combustão 2.5 litros de ciclo Atkinson, que produz 162 cv de potência e 210 Nm de torque. A potência combinada do sistema chega a 194 cv. A transmissão é uma eCVT do tipo Power-Split, que gerencia de forma inteligente a contribuição de cada motor para maximizar a eficiência.
A principal novidade é a incorporação de uma tração integral AWD inteligente, que distribui torque sob demanda para o eixo traseiro. Este sistema, monitorado por uma série de sensores, atua de forma imperceptível em milissegundos em situações de baixa aderência ou durante acelerações mais vigorosas, aumentando a estabilidade e a segurança. O diferencial traseiro teve sua relação alterada para 3,37:1 (ante 2,91:1), uma calibração específica para o mercado brasileiro que melhora a resposta em acelerações.

A bateria de íons de lítio de 1,1 kWh mantém seu sistema de arrefecimento líquido para otimizar desempenho e durabilidade. A recuperação de energia é feita principalmente pelas frenagens, com um modo “L” (Low) para intensificar a regeneração e um assistente de regeneração em rampas (Hybrid Grade Assist).
A picape, que ficou mais pesada e agora possui 1.829 kg (129 kg a mais), acelera de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos, uma melhora de 0,7 segundo em relação à geração anterior. O consumo é de 15,4 km/l na cidade e 13,5 km/l na estrada, totalizando uma autonomia superior a 800 km. O painel inclui um instrutor de veículo elétrico para guiar o motorista a adotar um estilo de condução mais eficiente.
A arquitetura de suspensão independente – MacPherson na dianteira e Multilink na traseira – é mantida, com amortecedores que utilizam tecnologia HRS (Hydraulic Rebound Stop) para um maior refinamento acústico e de conforto. A direção é elétrica e o diâmetro de giro, de 12,2 metros, facilita as manobras urbanas.
Na funcionalidade, a caçamba Flexbed oferece 943 litros e 584 kg de capacidade de carga. Ela conta com oito pontos de fixação, nichos com tampa, iluminação, pré-fiação elétrica de 12V e acabamento spray-in. A capacidade de reboque é de 455 kg, auxiliada pelo novo sistema Pro Trailer, que utiliza câmera traseira e radares para automatizar o processo de engate do trailer, controlando direção, aceleração e frenagem.
No capítulo de segurança, a Maverick Hybrid adiciona uma série de assistentes avançados, como Piloto Automático Adaptativo com função Stop & Go, Assistente de Manutenção em Faixa, Controle Automático de Descida, Sensores de Estacionamento Dianteiro e Traseiro, e Monitoramento de Ponto Cego com Alerta de Tráfego Cruzado. A lista de série também inclui Assistente de Frenagem Autônoma com detecção de pedestres e ciclistas (inclusive na marcha a ré), Farol Alto Automático e sete airbags.
A picape é comercializada ao preço de R$ 239.900, valor idêntico ao da versão Tremor, reforçando a estratégia da Ford de oferecer múltiplas opções dentro da linha. A garantia é de três anos para o veículo e oito anos para a bateria de alta voltagem e componentes elétricos do sistema híbrido. As revisões seguem o sistema de Revisão Inteligente, com as três primeiras custando R$ 915, R$ 402 e R$ 1.300, respectivamente, parceláveis em até quatro vezes.
A conectividade é integrada por um modem embarcado, que permite comandos remotos via aplicativo Ford (como travamento, partida remota e verificação de status do veículo) e possibilita atualizações over-the-air (OTA) para mais de 20 módulos eletrônicos. A Ford ainda oferece um ecossistema de serviços conectados, como agendamento online, Serviço Leva e Traz e suporte do Ford Concierge.
