A Ford Trucks lançou o novo motor Ecotorq GEN2, agora em versão de 12,7 litros, para equipar caminhões das linhas F-LINE e F-MAX. A nova geração de propulsores foi apresentada durante o IAA Transportation 2024 em versão de 14,8 Litros e seis cilindros.
O Ecotorq GEN2 de 12,7 litros substitui o motor Ecotorq GEN1.5, proporcionando uma redução de até 11,3% no consumo de combustível. A nova motorização é compatível com o combustível HVO (Óleo Vegetal Tratado com Hidrogênio).
Durante o desenvolvimento do Ecotorq GEN2, a Ford Trucks testou a novidade em oito países sob condições climáticas e viárias diversas por mais de 25.000 horas e mais de 1,5 milhão de quilômetros, reforçando sua estratégia de expansão comercial para a Europa Ocidental.
Além do motor Ecotorq GEN2, a montadora anunciou melhorias na cabine da série F-MAX, reduzindo o arrasto aerodinâmico e proporcionando maior autonomia operacional ao caminhão. O veículo é calçado com novo padrão de pneu e vem com sistema de espelhos digitais, reforçando os ganhos com a eficiência de combustível e com segurança.
O modelo ainda se beneficia de transmissão Overdrive com relações de marcha mais curtas, que permite que o motor opere em rpm mais baixos quando o veículo está em velocidade cruzeiro na marcha mais alta, ajudando a aumentar a eficiência do motor, para a série F-MAX, a Ford Trucks acrescenta os recursos Active Grill Shutters e Return Spring Caliper, bem como tecnologias adicionais que dão suporte à eficiência do motor e à economia de combustível.