Fluxo de veículos em pedágios tem alta em outubro, aponta índice setorial

Por Victor Fagarassi

- novembro 10, 2025

Fluxo de veículos

O Índice ABCR, que monitora o fluxo de veículos em rodovias pedagiadas, registrou crescimento de 1,1% em outubro de 2025 em relação a setembro, após ajuste sazonal. O indicador é calculado pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias em parceria com a Tendências Consultoria.

O resultado foi influenciado pela alta de 1,5% no tráfego de veículos leves e de 0,7% no segmento de pesados. Em comparação com outubro de 2024, o índice geral subiu 3,8%, com leve s liderando (4,5%) e pesados registrando 2,0%. Nos últimos doze meses, o acumulado é de 2,3%, puxado por altas de 2,5% (leves) e 1,8% (pesados).

De acordo com analistas da Tendências Consultoria, Thiago Xavier e Davi Gonçalves, o desempenho reflete a recuperação no fluxo de veículos leves, que reverteu a queda do mês anterior, em meio a um mercado de trabalho aquecido, que estimula deslocamentos e viagens de lazer. No entanto, condições macroeconômicas como crédito restrito, endividamento e pressões inflacionárias seguem como fatores limitantes.

Já os veículos pesados atingiram pelo segundo mês consecutivo o maior nível da série histórica ajustada, sustentados pelo crescimento do e-commerce e da demanda logística. Os especialistas ressaltam, porém, que esse movimento vem sendo moderado pelas condições financeiras mais apertadas e pela redução da contribuição do setor agropecuária no final do ano.

brasil

Destaques regionais

  • São Paulo: alta de 1,2% no fluxo total (dessazonalizado), com leves subindo 1,7% e pesados 1,0%. No acumulado em 12 meses, o avanço é de 1,8%.

  • Rio de Janeiro: crescimento de 1,9% no total, com leve s a 1,3% e pesados a 3,0%. No ano, o índice acumula alta de 1,5%.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *