Falta de chuvas prejudica safra de soja no sul do país

De acordo com estimativa do IBGE, a safra de grãos 2020 deve alcançar mais um recorde. Segundo o Instituto, são previstas de 249 milhões de toneladas

As chuvas esperadas para o planalto central do Rio Grande do Sul não aconteceram, e a safra gaucha entra em perído crítico. Dessa forma, o risco de perdas se agrava.

Ainda mais, siga-nos no Instagram e fique informado sobre tudo que acontece no setor de transportes

De acordo com o jornalista João Altair, radialista da Rádio Planalto, as condições climáticas podem prejudicar a possibilidade de manter o bom resultado de 2019 do estado. “O Rio Grande do Sul bateu o seu recorde na produção de soja no ano passado, chegando a 19 milhões de toneladas. Por um tropeço climático no Paraná, conquistamos a 2ª posição e ficamos atrás apenas do Mato Grosso, que colhe 34 milhões de toneladas.

As entidades do setor Emater, Conab, Fecoagro  ainda não têm uma previsão sobre a colheita de 2020. Assim, o problema se agravou a partir do  início desta semana quando as chuvas “prometidas”  não vieram.

O engenheiro agrônomo Elmar Floss, explica que a fase crítica é o período de 15 a 20 dias em que pelo menos a metade das plantas começa a soltar vagem. As lavouras não conseguiram vencer essa fase com a  deficiência hídrica.

“A folha é a fábrica  da planta, é ela que pega a água e os nutrientes, o gás carbônico do ar  e a luz solar para fabricar tudo,  por isso precisa estar verde e sadia”, explica Floss.

Compartilhe nas redes sociais

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!