Faixa Azul reduziu a zero o número de morte de motociclistas

A Faixa Azul reduziu a zero o número de mortes envolvendo motociclistas em 16 meses de operação na avenida 23 de Maio.

Por Priscila Ferreira

- junho 5, 2023

Faixa Azul

Implantada em 25 de janeiro de 2022 pela Prefeitura de São Paulo, autorizada e acompanhada pela Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN), a Faixa Azul reduziu a zero o número de mortes envolvendo motociclistas – em 16 meses de operação na avenida 23 de Maio e em sete meses na avenida dos Bandeirantes.

Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) apontam que acidentes ocorreram no período, mas sem mortes nos dois trechos. Foram 98 ocorrências, das quais 44 sem feridos. Nas demais 54 ocorrências apuradas foram 59 vítimas, sendo 51 com ferimentos leves e oito com ferimentos graves.

Esses dados versus o sucesso da Faixa Azul ganham mais importância quando mais de 1,3 milhão de motocicletas circulam pela cidade de São Paulo, sendo registrada uma morte de motociclista por dia e, segundo a CET, o risco de sofrer acidentes é três vezes menor para quem usa a Faixa Azul na 23 de Maio e cinco vezes menor na Bandeirantes.

Redução na lentidão

Outro reflexo gerado pela Faixa Azul é a redução média de lentidão em 15% nas vias adotadas (chegando ao pico de 27%), fator que leva em consideração um fluxo de até 12 mil veículos/hora na 23 de Maio, por exemplo.

Hoje, a Faixa Azul está implantada em 6 km da 23 de Maio, sentido Santana-Aeroporto, entre a Praça da Bandeira e o Complexo Viário Jorge João Saad, e, em 8,5 km, em ambos os sentidos, da Avenida dos Bandeirantes, totalizando 17 km entre a Marginal Pinheiros e o Complexo Maria Maluf, mas os planos são de expandir o projeto em mais 200 km até 2024.

Ampliação

Entre os estudos de ampliação estão: Avenida Ipiranga, Avenida Senador Queirós, Avenida dos Estados, Avenida Rangel Pestana, Viaduto Dona Paulina, Rua Maria Paula, Viaduto Jacareí, Viaduto 9 de Julho, Avenida São Luís, Avenida 23 de Maio, Avenida Rebouças, Rua da Consolação, Radial Leste, Avenida Washington Luís, Avenida Rubem Berta, Avenida Teotônio Vilela, Avenida Guarapiranga, Avenida Aricanduva, Avenida Eliseu de Almeida, Avenida Francisco Matarazzo, Avenida Salim Farah Maluf, Avenida Edgar Facó e Avenida Inajar de Souza.

Também se estuda a implantação da Faixa Segregada nas marginais do Tietê e Pinheiros.

Leia também: Executivos do setor opinam sobre o uso do Free Flow nas rodovias

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *