A Horse Powertrain apresenta na IAA Mobility, em Munique, Alemanha, a família Horse C15. Trata-se de uma tecnologia de extensor de autonomia que faz parte da família X-Range da empresa, uma categoria de soluções criadas para adaptar plataformas de veículos elétricos (EVs) com tecnologia de combustão e híbrida.
Com tamanho próximo ao de uma mala, o Horse C15 integra motor, gerador e inversor em uma unidade compacta, que pode ser instalada em plataformas de veículos elétricos a bateria (BEVs) com pouca ou nenhuma alteração. Isso possibilita que as montadoras convertam uma plataforma BEV em um veículo elétrico com extensor de autonomia Horse C15 (REEV), ampliando suas linhas de produtos.
O sistema possui um motor 1.5 litro, quatro cilindros, gerador, inversor e pacote de arrefecimento. O Horse C15 mede 500 x 550 x 275 mm na versão aspirada. A unidade pode ser instalada na posição horizontal ou vertical, no compartimento dianteiro ou traseiro, o que oferece flexibilidade no projeto do veículo.
De acordo com Matias Giannini, CEO da Horse Powertrain, veículos elétricos com extensor de autonomia são a categoria de powertrain que mais cresce em muitos mercados. “A solução Horse C15 oferece às montadoras uma forma de aproveitar essa oportunidade e adaptar suas plataformas de veículos elétricos. Acreditamos que a demanda por esses veículos continuará crescendo. O Horse C15 terá um papel nessa transição”, afirmou.
Detalhes Técnicos
Projetado para atender às normas Euro 7, o Horse C15 estará disponível em versão aspirada para veículos dos segmentos B e C, com potência de até 70 kW. Para veículos do segmento D e comerciais leves, uma versão com turbo eleva a potência para até 120 kW. A unidade pode operar com gasolina, combustíveis flex (etanol e metanol) e combustíveis sintéticos.
Em uso, o extensor de autonomia mantém o nível de carga da bateria de alta voltagem, que alimenta o motor elétrico de tração. Com o Horse C15, as montadoras podem reduzir o tamanho da bateria, o que proporciona economia em custo e peso, além de reduzir a pressão sobre a cadeia de suprimentos de minerais, sem impactar a autonomia.
Diferentemente de veículos híbridos, o motor a combustão de um REEV não move as rodas. Em vez disso, o motor opera em sua faixa de rotação mais eficiente, o que reduz o consumo de combustível, as emissões, o ruído e a vibração.
Como o veículo usa um motor elétrico para movimentar as rodas, a condução é similar à de um veículo elétrico. A bateria também pode ser carregada usando carregadores públicos ou fontes de energia domésticas. A Horse Powertrain fará a estreia da tecnologia do extensor de autonomia Horse C15 na IAA Mobility 2025.