O Instituto Paulista do Transporte de Carga (IPTC) traçou um relatório sobre os acidentes de trânsito no Transporte Rodoviário de Cargas e mostrou que maioria dos incidentes ocorre durante o dia, representando 58,4% dos casos, especialmente entre as 6h e as 18h. Por outro lado, o período da noite, que parece ser mais perigoso, corresponde a 31% das ocorrências.
As sextas-feiras e os sábados apresentam uma proporção um pouco maior de ocorrências, representando 16,5% e 14,6% dos casos, sugerindo que não há um dia específico que se destaque como o mais propenso a acidentes. Cerca de 37% dos veículos envolvidos em acidentes são caminhões tratores, com a maioria das ocorrências na BR-116 e na BR-101. A faixa etária dos acidentados é entre 36 e 50 anos, com 4% sendo óbitos e 25% sofrendo alguma lesão.
Segundo Raquel Serini, economista e coordenadora de Projetos do IPTC, lembrou que é importante destacar o acidentes noturnos tendem a ser mais graves, já que há menos visibilidade e maior probabilidade de o motorista estar cansado. Além disso ela ressalta que a maioria pode ser evitada com investimentos diversos.
“Muitos acidentes poderiam ser evitados com maiores investimentos em infraestrutura, em fiscalização e em conscientização dos motoristas e de empresas de transporte. As estatísticas revelam uma quantidade expressiva de ocorrências, com impactos significativos em termos de prejuízos materiais, de lesões e de perdas de vidas. É importante estar atento às características de cada fase do dia e adotar medidas preventivas adequadas. A atenção e as medidas de segurança devem ser mantidas constantemente todos os dias da semana”, analisa Serini.
LEIA MAIS: Volvo VM completa 20 anos e ganha série especial comemorativa