Segundo o Estudo Sobratema, que avalia o Mercado Brasileiro de Equipamentos para construção, as vendas de máquinas da linha amarela em 2023 sofreram uma queda de 21% ante 2022, com 31 mil unidades comercializas. Os dados foram apresentados pelo coordenador Mario Miranda, durante o Tendências no Mercado da Construção.
Entre os motivos estão: o desafio encontrado pela empresas para obtenção de crédito, devido aos juros mais altos, a realização de menos obras de infraestrutura, o menor orçamento público para investimentos no setor da construção, e a paralisação de outros projetos.
Vale citar que a comercialização de caminhões rodoviários e tratores pesados de pneus demandados na construção, tem a previsão de crescimento de 7% e 5% neste ano, respectivamente, perante o ano anterior.
Expectativa 2024
Para o próximo ano, o Estudo Sobratema do Mercado Brasileiro de Equipamentos para Construção estima um crescimento nas vendas da ordem de 7% para o segmento de máquinas da linha amarela e de 6% para todo o setor de equipamentos para construção.
Editado desde 2007, o Estudo retrata a importância econômica do setor, auxilia na formulação das políticas que facilitam a aquisição de equipamentos modernos e eficientes, e é também um instrumento de planejamento muito útil para as empresas do setor. A compilação e análise dos dados conta com a consultoria de Mario Miranda.
LEIA MAIS: 4TRUCK e XCMG implementarão o primeiro caminhão elétrico BiTruck no Brasil