Einride usará plataformas da NVIDIA no desenvolvimento de caminhões autônomos

Acordo prevê o uso das plataformas NVIDIA Hyperion, Cosmos e Blackwell no desenvolvimento, treinamento e validação do sistema Einride Driver.

Por Victor Fagarassi

- setembro 24, 2026

Einride usará plataformas da NVIDIA no desenvolvimento de caminhões autônomos

A Einride anunciou uma colaboração com a NVIDIA para desenvolver e ampliar a implementação de tecnologias de condução autônoma para veículos pesados. O acordo prevê que a empresa sueca desenvolva a próxima geração do sistema Einride Driver na plataforma NVIDIA Hyperion, adaptada às aplicações de transporte de cargas.

O Hyperion reúne computação, sensores e software para apoiar sistemas de condução autônoma de Nível 4, capazes de realizar a tarefa de direção sem intervenção humana em áreas e condições operacionais definidas. As empresas também trabalharão na integração com o sistema de segurança NVIDIA Halos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Einride continuará responsável pelo desenvolvimento e pela operação do Einride Driver, incluindo software, validação de segurança, aprovações regulatórias e implantação com clientes. A NVIDIA fornecerá a plataforma de computação e ferramentas de desenvolvimento de inteligência artificial.

A Einride informa que opera centenas de caminhões elétricos para clientes nos Estados Unidos, na Europa e no Oriente Médio, incluindo veículos autônomos em operações contratadas. A empresa projeta ter entre 1.500 e 2.000 veículos em sua frota até 2028, considerando a demanda registrada em sua plataforma. Segundo a companhia, cerca de 80% dessa demanda poderá ser adequada à automação no médio prazo.

A colaboração também abrange o uso do NVIDIA Cosmos para identificar situações complexas em imagens captadas por câmeras e gerar cenários sintéticos fotorrealistas para treinamento e testes. A Einride planeja utilizar infraestrutura NVIDIA Blackwell, por meio de um provedor de nuvem certificado pela NVIDIA, para treinar, testar e aprimorar seus modelos de condução autônoma.

Na Europa, a Einride também trabalha com a fabricante DAF Trucks na integração do Einride Driver à plataforma de veículos elétricos da empresa. O projeto tem como objetivo desenvolver aplicações de Nível 4.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *