A Eaton, empresa de gestão inteligente de energia, anunciou a nomeação do executivo brasileiro Paulo Ruiz como seu novo diretor executivo (CEO), efetivo a partir de 1º de junho de 2025. Ele substituirá Craig Arnold, que se aposentou após completar 65 anos, idade limite para o cargo na empresa. Arnold esteve à frente da Eaton desde 2016. Gregory R. Page, ex-CEO da Cargill, assumirá como presidente não executivo do Conselho de Administração no mesmo período.
Com 49 anos, Ruiz é atualmente presidente e diretor de operações do Setor Industrial da Eaton, cargo que ocupa desde 2022. Antes, liderou as operações nas Américas e na Ásia-Pacífico, além de ter passagens por Siemens, Dresser-Rand e Fiat. Formado em engenharia elétrica pela FEI (SP), Ruiz tem MBA pela Fundação Dom Cabral e especializações na Kellogg School of Management e na Isvor Fiat (Itália).
Transição e confiança na liderança
Durante a transição, Ruiz continuará supervisionando o Setor Industrial, enquanto Heath Monesmith segue à frente do Setor Elétrico.
“Paulo tem a experiência global e a visão estratégica para impulsionar a Eaton em sua próxima fase de crescimento”, destacou Gregory Page. Já Craig Arnold afirmou: “Sua atuação foi essencial para nossa transformação e lucratividade. Tenho total confiança em sua liderança.” A mudança reforça a estratégia da Eaton em buscar sua posição como referência mundial em gestão de energia sustentável.
Em 2024, Paulo falou em entrevista sobre investimentos da Eaton de US$ 1 bilhão na América do Norte, as megatendências que impulsionam um aumento expressivo na demanda por energia elétrica, cultura e os valores da Eaton e por que Paulo acredita que a tecnologia é a única maneira de a indústria vencer a guerra por talentos.