Dunlop comemora marca histórica com expansão da fábrica no Brasil

Empresa segue o plano de expansão, conforme anunciado em 2021

Quando tempo se leva para uma fábrica ter sucesso no Brasil? A Dunlop começou a fabricar pneus para veículos (TBR) em 2019, na sede de Fazenda Rio Grande-PR. Três anos depois, exatamente em outubro, a empresa celebra a marca de 1 milhão de pneus para caminhões produzidos. 

Depois de três rodadas de investimentos, o último em 2021 que totalizou 1 bilhão de reais, a ideia é continuar produzindo mais e mais. Atualmente a fábrica produz cerca de 1 mil TBRs por dia. A meta é 2,2 mil diários até 2025. Isso deve ser possível após a conclusão das obras no terreno de 500.000m² no Paraná. O espaço produtivo deve chegar à 169.500 m², cerca de 13% a mais que o atual. 

Sede da fábrica em Fazendo Rio Grande, Paraná

Boa parte do maquinário presente na produção dos pneus para caminhões foi desenvolvido com tecnologia própria, vindo direto do Japão, onde a marca começou. Aliás, a diretoria da marca conta com 8 japoneses que auxiliam no desenvolvimento da fábrica há cerca de 5 anos.

A ideia principal das obras é aumentar o setor de pneus para automóveis de passeio e duplicar a área onde são feitos TBRs.

O ano de 2022 tem sido muito especial para nós da Dunlop. Depois de superar os 40 milhões de pneus para veículos leves produzidos, agora chegamos a 1 milhão de pneus para veículos pesados. Estes números comprovam que o trabalho realizado até aqui tem gerado bons frutos e isso só é possível com planejamento e determinação”, diz Luiz Gustavo Leite Cipullo, Gerente de Planejamento e Controle de Produção.

Tecnologia Sun System

SP320

Além da marca alcançada, a Dunlop atualizou sua garantia pós-venda. Agora o cliente terá 7 anos de garantia nos pneus para caminhões. O movimento é reflexo da confiança no processo Sun System, uma produção sem emenda na borracha. A empresa garante 30% mais uniformidade e 50% mais simetria, o que reduz a vibração e ajuda na economia de combustível. O líder de vendas é o SP-320, o carro-chefe da empresa.

A Dunlop atende três grandes fabricantes no segmento de pneus comerciais: a Volkswagen Caminhões e Ônibus, na linha Constelation, a Marcopolo e a Iveco. Segundo Luiz Gustavo, 80% das vendas são reposição, enquanto 20% atendem a demanda de original.

FUTURO ELÉTRICO?

Falando de recordes e obras para aumentar ainda mais a produção, é impossível não pensar no futuro da e-Mobility. Apesar de estar no radar, os executivos da marca não sinalizaram alguma previsão para produção focada em caminhões elétricos.

Segundo a Dunlop, um grupo de trabalho busca entender o mercado e o desenvolvimento de caminhões elétricos. Mas por conta da baixa demanda, ainda não tem essa previsão já que seria necessário viabilizar o custo de produção.

Indo devagar, mas sem parar, a Dunlop busca cada vez o seu lugar ao sol no mercado de pneus dentro do Brasil.

LEIA MAIS: Coca-Cola FEMSA Brasil opera com caminhões elétricos Volkswagen em São Paulo

 

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!