DNIT Móvel comemora 50 mil downloads em 1º ano de lançamento

    Os motoristas podem, durante a viagem, ajudar a melhorar as condições das estradas usando o DNIT Móvel. Ao agilizar a comunicação das ocorrências nas estradas, o aplicativo contribui para que os reparos ocorram de maneira mais rápida.

    O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), Valter Casimiro Silveira, explica que reforçou o alerta para todas as superintendências regionais a fim de priorizar o atendimento dos problemas comunicados no DNIT Móvel.

    No seu primeiro ano de lançamento, o aplicativo já teve cerca de 55 mildownloads na versão Android e no sistema operacional IOS. Até a última semana de agosto foram realizadas mais de sete mil notificações.

    A Ouvidoria do DNIT avalia que o tempo aproximado de resposta é de três dias úteis. A estimativa de prazo corresponde ao tempo para as comunicações entrarem na sede do DNIT, em Brasília, e nas Superintendências Regionais e Unidades Locais, postos avançados no interior dos estados.

    Ocorrências

    O DNIT Móvel elenca os nove principais problemas que o usuário poderá encontrar nas rodovias, como buracos na pista ou problemas na sinalização, por exemplo. As questões são apresentadas por meio de ícones e, em um mesmo registro, podem ser informadas até cinco ocorrências diferentes.

    No levantamento divulgado pelo DNIT, a ocorrência mais acionada é a de “buraco na pista”, com 3,6 mil chamados, e, em seguida, vem “animais na pista”, com quase 700 ocorrências.

    Para utilizar o DNIT Móvel, basta fazer o download gratuito do programa nas lojas Google Play ou App Store (Apple). O programa permite que a ocorrência seja feita de forma anônima.

    Caso o motorista queira uma resposta do DNIT, é necessário fazer um pequeno cadastro. Após abrir o programa, aparecerá um mapa com a localização do GPS. Antes de iniciar o processo, uma mensagem de alerta aparecerá na tela: ‘Você é o condutor?’. Em seguida, o programa chama atenção do motorista para que o veículo esteja estacionado. “Você só poderá informar uma ocorrência se não estiver dirigindo. Não é recomendado o uso de celular enquanto se conduz o veículo”, lembra Adailton Dias, diretor de Planejamento e Pesquisa do DNIT.

    Depois que o usuário confirma que não é condutor, a tela do aplicativo disponibiliza um menu em formas de ícones com a possibilidade de anexar fotos e detalhamentos da ocorrência.

    Os dados serão avaliados pela Ouvidoria. Caso não tenha sinal de internet no local nem de GPS, é necessário registrar o Estado, o número da rodovia e o quilômetro da ocorrência. O DNIT Móvel guarda os dados e os envia posteriormente, quando for possível uma conexão.

    Confira o quantitativo atualizado de ocorrências registradas no DNIT Móvel:

    Fonte: DNIT

    Compartilhe nas redes sociais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor, entre com seu comentário
    Por favor, entre com seu Nome aqui!