Digicon fornece equipamento para o Monotrilho de São Paulo

Primeiro lote de equipamentos será instalado será instalado na estação Oratório

Primeiro lote de equipamentos será instalado será instalado na estação Oratório

A gaúcha Digicon foi escolhida pelo consórcio vencedor da licitação do Metrô São Paulo para fornecer o Sistema de Controle e Arrecadação de Passageiros (SCAP) e 37 bloqueios motorizados com portas deslizantes para Linha 15-Prata da capital paulista. Esta será a primeira linha em modelo de Monotrilho a ser implantada na cidade, com duas estações (Oratório e Vila Prudente) entre Ipiranga e Cidade Tiradentes. Ao final da obra, serão 18 estações, com cerca de 26km de vias elevadas e projeção de receber 500 mil usuários por dia. O primeiro lote de equipamentos da Digicon, que serão instalados na estação Oratório, deve ser entregue no final do mês de agosto.

“Este projeto vai fortalecer ainda mais a presença da Digicon como uma das principais empresas do Brasil a oferecer soluções de Controle de Arrecadação e de Passageiros para sistemas metroferroviários. Já temos o case de sucesso da Linha 4 do Metrô de São Paulo, considerado um dos mais modernos da América Latina”, destaca o gerente de produtos da Digicon, Hélgio Trindade Filho.

Na área de Bilhetagem Eletrônica desde 1997, a Digicon foi pioneira no fornecimento de Bloqueios com validadores de bilhetes para os Terminais de ônibus da SPTrans e, no início dos anos 2000, desenvolveu e forneceu o sistema do Bilhete Único de SP, que está em operação até hoje. No final de 2008 venceu a licitação para de aproximadamente R$ 15 milhões para desenvolver o Sistema de Controle e Arrecadação de Passageiros (SCAP) da Linha 4 do Metrô de São Paulo. O projeto envolveu 11 estações da nova linha, por onde passam mais de 600 mil passageiros por dia, nas quais as tradicionais catracas foram substituídas por bloqueios motorizados com portas de vidro deslizante (Slide 500 e Slide 900). Essas mesmas tecnologias serão implantadas nas estações Oratório e Vila Prudente da Linha 15-Prata do Monotrilho.

A principal vantagem para o usuário é a maior segurança e acessibilidade. As portas funcionam automaticamente, cada bloqueio é composto de um conjunto de sistemas eletrônicos que detectam a velocidade de locomoção do usuário, fazendo com que a porta abra após a validação do cartão do usuário, fechando-se após a sua passagem. Essa funcionalidade visa inibir tentativas de fraude. Com corredores de passagem mais largos, os portadores de necessidades especiais ganham acessibilidade com mais espaço para locomoção e maior independência. Esta tecnologia é encontrada nos metrôs das principais cidades da Europa como Paris, Madrid e Roma.

Além dos bloqueios, a Digicon também instalou Dispositivos de Contagem (DCE) nas integrações com outras linhas. O controle, feito sem bloqueio, utiliza um sistema com sensores infravermelhos que detectam a passagem dos usuários nas áreas de transferência das estações.

Fonte: Divulgação

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