Em sua terceira participação na Fenatran, a DAF Caminhões, empresa do grupo da PACCAR Inc, apresentou o seu mais novo lançamento. O pesado CF 85 marca a entrada da montadora holandesa no segmento de caminhões pesados para transporte de curtas e médias distâncias.
Além desse modelo, a empresa apresentou a linha 2016 do XF105 e anunciou a nacionalização da produção dos motores MX. “A DAF está na contramão do mercado, em constante crescimento, ampliando a oferta de produto e, consequentemente, aumentando o seu market share”, afirma Michael Kuester, presidente da DAF Caminhões Brasil.
Em relação ao novo CF 85, a empresa informa que o veículo será oferecido nas configurações 6×2 e 6×4. Ambos vêm equipados com o motor Paccar MX de 12.9 litros, com potências de 360 cv e 410 cv, respectivamente, além de duas opções de cabine. A transmissão é ZF, de 16 velocidades, automatizada.
“É um caminhão totalmente consolidado na Europa e que abre um novo segmento para a DAF no Brasil. A novidade vai ampliar nossa visibilidade e possibilitar a atuação em uma fatia maior do mercado. Nossa projeção é fechar 2015 com 2,5% de market share entre os pesados e temos a ambição de chegar a 5% em 2016”, afirma Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões.
Linha de motores
Após um investimento de R$ 60 milhões em infraestrutura e equipamentos, a DAF inicia ainda no mês de novembro a produção dos motores PACCARMX de 360 cv, 410 cv, 460 cv e 510 cv na unidade de Ponta Grossa. A linha está localizada no mesmo prédio onde são fabricados os XF105 e CF85, e foi projetada para atender à demanda dos modelos nos próximos anos.