Juntas pela primeira vez na Fenatran, a Cummins e a Meritor decidiram aproveitar a realização do Salão Internacional do Transporte que acontece de 7 a 11 de novembro no Expo São Paulo, na capital paulista, para reafirmar o compromisso das duas marcas com a descarbonização. E, ainda, apresentar para os clientes e visitantes o resultado da fusão das duas empresas, agora sob o comando único da Cummins.
“A aquisição da Meritor nos coloca em outro patamar no setor brasileiro de veículos pesados”, afirma Adriano Rishi (foto), presidente da Cummins Brasil. “Além de saltar do faturamento anual de R$ 3,5 bilhões para R$ 5,5 bilhões, quase 100% dos OEMs contam com alguma tecnologia da Cummins”, completa orgulhoso.
Durante coletiva de Imprensa, realizada hoje (24) em São Paulo, o executivo explicou que a empresa está posicionada para liderar a transição energética, através do desenvolvimento de soluções de powertrain descarbonizado economicamente viáveis. “Investimos em uma ampla gama de tecnologias para alimentar a descarbonização da indústria. Essa não é apenas a abordagem certa para nossos negócios, mas é fundamental para nosso planeta e para as gerações futuras que enfrentam desafios à medida que reconhecemos as realidades das mudanças climáticas”
Ritmo diferente
Na visão de Rishi, o ritmo em direção ao Destino Zero será diferente nas diversas aplicações veiculares, bem como nas várias regiões do mundo incluindo, é claro, o Brasil. Por esse motivo, a empresa investe em diferentes tecnologias, sem perder de vista a necessidade de aportes em infraestrutura para muitas aplicações como o gás, por exemplo, aliada aos avanços regulatórios e as necessidades e aceitação dos clientes.
Algumas dessas soluções o visitante poderá conferir no estande compartilhado das duas marcas na Fenatran. Como a nova motorização B6.7, que integra uma plataforma completa de motores eletrônicos Euro VI, de 3.8 a 15 litros. Equipados com sistemas de emissões de escape nas versões Single e U Module eles podem reduzir em até 77% os gases de NOx e perto de 66% de material particulado, na comparação com os engenhos Euro V. Por outro lado, as tecnologias de exaustão estão 60% menores e 40% mais leves quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões.
Outra novidade na feira será o motor à gás L9 com sistema de pós-tratamento dedicado batizado de Three Way Catalyst (TWC). O propulsor faz parte de uma gama completa de motores Euro VI a gás (6.7, 9 e 15 litros), disponível no Brasil e pronta para operar com GNV e biometano. Segundo o fabricante, os motores a gás da Cummins proporcionam redução de cerca de 80% na emissão de partículas, 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% de emissão dos gases de efeito estufa comparado aos modelos a Diesel Euro V.
Novos eixos elétricos
Do lado da Meritor, a marca irá mostrar o novo eixo elétrico 17Xe, projetado para uso em caminhões pesados e com capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado na versão solo, de acordo com a aplicação. Em fases de testes, o novo 17Xe oferece um design inovador que, além de facilitar o processo de integração com o veículo, é capaz de proporcionar alta densidade de energia, de até 430 kW de potência contínua. Seu início de fabricação está previsto para 2025, em Lindesberg, na Suécia. O mesmo estande será palco da apresentação do eixo elétrico 14Xe, próprio para equipar caminhões entre 12t e 24t de Peso Bruto Total (PBT). Derivado do eixo 14X, o e-Powertrain mantém a mesma interface de suspensão e contempla versões de hardware para facilitar a integração veicular, de acordo com a estratégia dos OEM.
Por fim, a Cummins + Meritor farão a estréia no país do motor a hidrogênio Cummins X15H, concebido para caminhões de longa distância de até 44t. O engenho oferece potência máxima de 530 hp (395 kW) e um pico de torque de nada menos que 2.600 Nm. Nas contas do fabricante, um caminhão pesado com um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade e alimentado pelo X15H pode alcançar uma autonomia de 1 mil km, sem a necessidade de abastecimento. O X15H está prevista para chegar no mercado global em 2026.
LEIA MAIS: Rodada de Negócios na Fenatran contará com 26 importadores