Cummins e Meritor reafirmam compromisso com a descarbonização

As empresas terão estande compartilhado na Fenatran 2022

Juntas pela primeira vez na Fenatran, a Cummins e a Meritor decidiram aproveitar a realização do Salão Internacional do Transporte que acontece de 7 a 11 de novembro no Expo São Paulo, na capital paulista, para reafirmar o compromisso das duas marcas com a descarbonização. E, ainda, apresentar para os clientes e visitantes o resultado da fusão das duas empresas, agora sob o comando único da Cummins.

A aquisição da Meritor nos coloca em outro patamar no setor brasileiro de veículos pesados”, afirma Adriano Rishi (foto), presidente da Cummins Brasil. “Além de saltar do faturamento anual de R$ 3,5 bilhões para R$ 5,5 bilhões, quase 100% dos OEMs contam com alguma tecnologia da Cummins”, completa orgulhoso.

Durante coletiva de Imprensa, realizada hoje (24) em São Paulo, o executivo explicou que a empresa está posicionada para liderar a transição energética, através do desenvolvimento de soluções de powertrain descarbonizado economicamente viáveis. “Investimos em uma ampla gama de tecnologias para alimentar a descarbonização da indústria. Essa não é apenas a abordagem certa para nossos negócios, mas é fundamental para nosso planeta e para as gerações futuras que enfrentam desafios à medida que reconhecemos as realidades das mudanças climáticas”

Ritmo diferente

Na visão de Rishi, o ritmo em direção ao Destino Zero será diferente nas diversas aplicações veiculares, bem como nas várias regiões do mundo incluindo, é claro, o Brasil. Por esse motivo, a empresa investe em diferentes tecnologias, sem perder de vista a necessidade de aportes em infraestrutura para muitas aplicações como o gás, por exemplo, aliada aos avanços regulatórios e as necessidades e aceitação dos clientes.

Algumas dessas soluções o visitante poderá conferir no estande compartilhado das duas marcas na Fenatran. Como a nova motorização B6.7, que integra uma plataforma completa de motores eletrônicos Euro VI, de 3.8 a 15 litros. Equipados com sistemas de emissões de escape nas versões Single e U Module eles podem reduzir em até 77% os gases de NOx e perto de 66% de material particulado, na comparação com os engenhos Euro V. Por outro lado, as tecnologias de exaustão estão 60% menores e 40% mais leves quando comparado aos sistemas que atendem ao mesmo nível de emissões.

Outra novidade na feira será o motor à gás L9 com sistema de pós-tratamento dedicado batizado de Three Way Catalyst (TWC). O propulsor faz parte de uma gama completa de motores Euro VI a gás (6.7, 9 e 15 litros), disponível no Brasil e pronta para operar com GNV e biometano. Segundo o fabricante, os motores a gás da Cummins proporcionam redução de cerca de 80% na emissão de partículas, 90% de óxidos de nitrogênio (NOx) e 70% de emissão dos gases de efeito estufa comparado aos modelos a Diesel Euro V.

Novos eixos elétricos

Do lado da Meritor, a marca irá mostrar o novo eixo elétrico 17Xe, projetado para uso em caminhões pesados e com capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado na versão solo, de acordo com a aplicação. Em fases de testes, o novo 17Xe oferece um design inovador que, além de facilitar o processo de integração com o veículo, é capaz de proporcionar alta densidade de energia, de até 430 kW de potência contínua. Seu início de fabricação está previsto para 2025, em Lindesberg, na Suécia. O mesmo estande será palco da apresentação do eixo elétrico 14Xe, próprio para equipar caminhões entre 12t e 24t de Peso Bruto Total (PBT).  Derivado do eixo 14X, o e-Powertrain mantém a mesma interface de suspensão e contempla versões de hardware para facilitar a integração veicular, de acordo com a estratégia dos OEM.

Por fim, a Cummins + Meritor farão a estréia no país do motor a hidrogênio Cummins X15H, concebido para caminhões de longa distância de até 44t. O engenho oferece potência máxima de 530 hp (395 kW) e um pico de torque de nada menos que 2.600 Nm. Nas contas do fabricante, um caminhão pesado com um sistema de armazenamento de combustível de hidrogênio de alta capacidade e alimentado pelo X15H pode alcançar uma autonomia de 1 mil km, sem a necessidade de abastecimento. O X15H está prevista para chegar no mercado global em 2026.

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