Uma parceria que existe há mais de três décadas entre a Cummins e a Ram atinge um novo capítulo. A Cummins introduz no mercado brasileiro sua mais recente inovação: o motor 6.7L Turbo Diesel, que equipa as novas picapes de carga pesada Ram 2500 e 3500.
Com performance de 430 cavalos de potência e 1.458 Nm de torque. Os avanços em relação à geração anterior são um acréscimo de 59 hp e 32 kgfm de torque, resultando em uma aceleração mais vigorosa, capacidade de reboque ampliada.
“Desenvolvemos um projeto moderno, focado em entregar desempenho excepcional mesmo sob condições extremas, como tração com carga máxima ou subidas íngremes, onde a aceleração pode ser até 2,5 segundos mais rápida”, destaca Antonio Almeida, diretor de Vendas On-highway da Cummins Brasil.
Principais inovações técnicas
-
Bloco do motor redesenhado: Desenvolvido para maior eficiência térmica e resistência, com sistema de arrefecimento otimizado e materiais de alta performance.
-
Coletor de admissão de alto fluxo: Nova geometria que melhora a distribuição de ar e contribui para ganhos de potência e economia.
-
Sistema de injeção de alta pressão: Com injetores de alimentação superior (top feed) e bomba de alta pressão, oferecendo maior precisão e facilitando a manutenção.
-
Turbocompressor de geometria variável: Mais inteligente e responsivo, adapta-se dinamicamente às condições de operação.
-
Sistema de partida a frio otimizado: Velas aquecedoras integradas reduzem o tempo de partida em baixas temperaturas para menos de três segundos.
-
Manutenção simplificada: Filtros de óleo e combustível reposicionados na parte superior do motor para facilitar o acesso.
-
Atualizações remotas (OTA): Nova arquitetura eletrônica que permite atualizações de software à distância, propondo melhores parâmetros de desempenho e emissões.