Anunciada comercialmente há um ano, a marca de emissão zero Accelera™ by Cummins apresenta um balanço de seu primeiro ano de atuação. Fornecedora e integradora de componentes, a empresa atua no desenvolvimento de soluções em baterias, células de combustível de hidrogênio, eixos elétricos, sistemas de drivetrain e eletrolisadores.
Entre os seus objetivos, a nova empresa está capacitando as indústrias economicamente mais vitais do mundo a acelerar na transição com confiança para soluções mais sustentáveis. No Brasil, a Accelera está presente na planta de geração de hidrogênio verde da maior Usina Hidrelétrica do sistema Furnas, a Itumbiara, inaugurada no final de 2021 e responsável por produzir energia para cerca de 4 milhões de pessoas. Por meio de energia fotovoltaica, proveniente de placas flutuantes e em solo, os eletrolisadores da empresa produzem hidrogênio a partir do processo físico-químico com a água. Há, ainda, o processo para a produção de energia a partir do hidrogênio por meio da célula de combustível.
América do Norte
Em parceria com a Daimler Truck e a PACCAR, a Accelera formou uma joint venture para promover a produção de células de bateria nos EUA e, assim, criar escala para o fornecimento de células de bateria diferenciadas e econômicas que apoiem a adoção de veículos elétricos usados no transporte comercial médio e pesado. A fábrica de 21 gigawatts-hora (GWh) – localizada no condado de Marshall, Mississippi – deverá começar a produzir células de bateria em 2027, criando mais de 2 mil empregos industriais nos EUA, com a opção de expansão adicional à medida que a demanda crescer.
As células de combustível Accelera™ impulsionam o caminhão de emergência H2Rescue, que está sendo desenvolvido e testado com vários parceiros. Quando totalmente implantado, espera-se que cada veículo dispense mais de 6,9 mil litros de combustível anualmente, com uma redução estimada de gases de efeito estufa de 2,5 toneladas métricas.
A Blue Bird, montadora estadunidense de ônibus escolares, apresentou o Vision Electric, movido pelo Accelera PowerDrive 7000, equipado com uma bateria de última geração com capacidade de 195 kWh (+25% sobre o modelo anterior), que permite uma autonomia de até 209 quilômetros com uma única carga.
O Coradia iLint, fabricado pela Alstom, é o primeiro trem de passageiros a hidrogênio da América do Norte e também é alimentado pela Accelera. O modelo foi configurado com tecnologia de células de combustível instalado no teto.
A Accelera fabricará e fornecerá um eletrolisador de membrana de troca de prótons de 90 MW para a planta Varennes Carbon Recycling (VCR) em Quebec, Canadá, que pretende transformar resíduos não recicláveis em biocombustíveis e produtos químicos circulares.
Em maio de 2023, a Accelera passou a produzir eletrolisadores na fábrica da Cummins Fridley, em área de 7,4 mil metros quadrados, nos Estados Unidos. A unidade está produzindo os sistemas de membrana de troca de prótons Accelera HyLYZER®, usados para projetos de geração de hidrogênio de pequena e grande escala.
Em março de 2022, a Florida Power & Light Company (FLP) anunciou o fornecimento de um sistema eletrolisador de 25 megawatts da Cummins Inc. para a primeira planta de hidrogênio verde na Flórida (a Accelera foi lançada em março de 2023 como a nova marca para o segmento de negócios New Power da Cummins). Em fevereiro de 2024, a FLP concluiu o Centro de Hidrogênio limpo, equipado com a tecnologia de eletrolisadores da marca zero emissão da Cummins. Esta planta aproveita a energia solar para alimentar o processo de eletrólise que produz o hidrogênio verde a partir da água, criando energia mais limpa para ajudar a abastecer os clientes da FPL em toda a rede.
A Accelera fornecerá à Gevo e à Zero6 Energy tecnologia de eletrolisador para uma instalação de produção de hidrogênio de 20 megawatts. O sistema fornecerá hidrogênio zero emissão para uma biorrefinaria, ajudando a Gevo em sua jornada de descarbonização de seu combustível líquido para transporte e na meta de longo prazo para o desenvolvimento de combustíveis e produtos químicos com emissão zero. Dado que o setor da aviação contribui substancialmente para as emissões de carbono, o crescimento da indústria da aviação sustentável é um passo fundamental para acelerar a mudança para um futuro descarbonizado.
Em números
A Accelera possui uma equipe global composta por mais de 2 mil profissionais em três continentes, já implantou mais de 3 mil módulos de células de combustível e contabiliza mais de 2,4 milhões de quilômetros por veículos elétricos com produtos Accelera eMobility. Atualmente, há potencial de produção de aproximadamente 500 MW de eletrolisadores na América do Norte e na Europa, traduzindo-se em cerca de 225 toneladas de hidrogênio produzidas por dia quando todos estiverem comissionados.