Crescimento da mão-de-obra em logística aumenta índice de acidentes

Embora seja uma realidade na Europa, o mapeamento de segurança para o setor é pauta frequente no Brasil

Senac

Uma pesquisa da Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho mostra que, desde 2005, no continente, o número de trabalhadores expostos a riscos aumentou em alguns setores que tiveram crescimento de mão-de-obra, como logística, transporte e distribuição. Segundo o estudo, ainda hoje, os segmentos de logística e transporte estão entre os que apresentam taxas de acidentes de trabalho acima da média, por ter trabalhadores lidando com produtos pesados ou perigosos.

“Todos estes dados nos mostram a importância de investir continuamente em tecnologias que reduzam o risco de acidentes nas empresas. O setor de logística se destacou nos últimos 20 anos, porém a necessidade de movimentar volumes crescentes com agilidade aumenta também o desafio de entregar tudo isso com mais segurança”, analisa Afonso Moreira, CEO da AHM Solution, empresa especializada em redução de danos em operações logísticas.

Realidade europeia

Segundo a pesquisa, a queda nos índices de acidentes fatais e não fatais foi similar neste período – 57% e 58%, respectivamente. A agência ressalta que quatro grandes setores (agricultura, construção, indústria e transporte) respondiam por 60% das ocorrências em 1998, apesar de contar com apenas 40% da mão-de-obra total ao longo desses 20 anos. E ainda de acordo com o estudo, a redução de acidentes nestes setores foi crucial para a redução total.

Entre os principais avanços que contribuíram para a redução de acidentes de trabalho, estão os equipamentos de segurança em veículos e máquinas, como alertas sonoros e luminosos para caminhões e empilhadeiras. “Hoje, já contamos com sensores que detectam a aproximação de pedestres antes mesmo destes entrarem no campo de visão dos operadores de veículos. É o que chamamos de dispositivos de segurança ativa, que não dependem do acionamento humano”, explica Moreira.

O levantamento da agência também apontou que o número de acidentes ocupacionais caiu quase 60% em 20 anos na Europa. No entanto, em setores como Logística e Transporte o risco de ocorrências vem crescendo, por conta do aumento da mão-de-obra nestes segmentos. O estudo foi publicado em 2023, com base em dados coletados entre 1998 e 2019 em 27 países membros da União Europeia.

Leia também: Programa “Na Rota da Segurança” quer aumentar seu alcance em 2024

Compartilhe nas redes sociais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, entre com seu comentário
Por favor, entre com seu Nome aqui!